Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Exposição 'Forma e espaço' revisita esculturas e relevos do  Acervo Artístico UFMG

alt

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG exibe até 26 de abril, no saguão da Reitoria, a exposição Forma e espaço: esculturas e relevos – Acervo Artístico UFMG. Reunindo 17 obras tridimensionais doadas ao longo da história da Universidade, a mostra dá visibilidade a uma parcela da vasta coleção artística da UFMG.

Forma e espaço será dividida em três grupos distintos de esculturas: figurativas, abstratas e relevos. As obras, produzidas entre 1970 e 1995, são assinadas por professores da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA), além de uma aluna egressa. São nomes como Jarbas Juarez, Wilde Lacerda, José Amâncio, Domenico Calabrone, May Ann Pedrosa, Berenice, Andréa Mendes e José Alberto Nemer.

A curadoria é do professor Fabrício Fernandino, da EBA. Segundo ele, ao deslocar a escultura de seu nicho original para outro ambiente, a exposição promove uma releitura da obra. “A escultura, por ser tridimensional, guarda uma relação íntima com o espaço que a acolhe. A pessoa precisa percorrer pelo ambiente para apreender a totalidade da obra, para que ela se revele plena em sua expressividade. Dessa forma, a mostra permite aos visitantes uma nova possibilidade de perceber e sentir essas esculturas”, afirma.

Ao final da exposição, um monitor de vídeo exibirá dois registros da TV UFMG acerca do processo de criação de esculturas no Ateliê da EBA, e da preservação das obras de arte no campus Pampulha. Os visitantes também assistirão a um roteiro de visitação às obras do Acervo Artístico UFMG, produzido pelas estudantes Isabela Caroline e Lucília Miranda por meio do projeto Jardim de Esculturas.

Uma das esculturas mais icônicas da exibição é Homenagem a Galileu, a primeira que Wilde Lacerda fez para a UFMG, em 1973. A obra, recém restaurada pelo Cecor, está no gramado que leva ao prédio da Reitoria, mas o estudo original feito em escala reduzida por Lacerda poderá ser conferido de perto na mostra.

Abertura
O evento de abertura da exposição acontecerá às 18h no saguão da Reitoria. Em seguida, às 19h, o Ars Nova - Coral da UFMG apresenta o Concerto "Banquete de Vozes de Natal", no auditório da Reitoria. A fim de celebrar o período de Natal junto à comunidade acadêmica, o Coral cantará canções clássicas compostas para a ocasião, acompanhadas por harpa, órgão e orquestra de cordas, ou em versões “a cappella”.

Exposição Forma e espaço: esculturas e relevos – Acervo Artístico UFMG
Abertura: 17 de dezembro, às 18h