Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta Banquete de Vozes de Natal para a comunidade acadêmicaalt

O Ars Nova – Coral da UFMG apresenta a edição 2018 de seu Banquete de Vozes do Natal. A primeira das três apresentações, acontece nesta segunda-feira, dia 17, especialmente para a comunidade acadêmica da UFMG. O concerto será às 19h, no auditório da Reitoria. Mais cedo, às 18h, acontece a abertura da exposição "Forma e Espaço: esculturas e relevos - Acervo Artístico UFMG". A entradaé franca. 


Este é um concerto de Natal com música coral acompanhada por harpa, órgão, uma orquestra de cordas, ou “a cappella”, e inclui alguns dos mais conhecidos “hits natalinos”. O objetivo é divulgar clássicos de música erudita compostos para a ocasião, sem esquecer as canções tradicionais, para celebrar as festas de final de ano junto com a comunidade acadêmica da UFMG e com a cidade.
 
O Ars Nova vai apresentar uma primeira parte do cardápio com músicas do repertório tradicional erudito e, na segunda parte, músicas inéditas e do repertório popular brasileiro. As apresentações serão realizadas em três pontos diferentes da capital mineira. Além do auditório da Reitoria da UFMG, a Igreja São João Evangelista e a Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem receberão as apresentações.
 
O coral
 
Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral, no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca – de 1962 a 2004 – o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e fez mais de 1400 apresentações no Brasil e em outros 17 países.  Desde a sua retomada, em 2013, o Ars Nova realizou inúmeros concertos no Brasil e exterior, alcançando um público de mais de dezoito mil pessoas.  Destacam-se, além disso, dois prêmios obtidos em 2016: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar na categoria coro misto, no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado em Vic, Catalunha, Espanha. Em 2017, o Ars Nova criou a série Banquete de Vozes do Natal com sucesso de público e crítica. Em 2018, o Ars Nova – Coral da UFMG realizou concertos memoráveis em Brasília, Leopoldina (MG) e Uberlândia (MG), dentro da proposta de levar a música coral pelas estrada de Minas e do Brasil. Desde 2016 tem como regente atual o maestro Lincoln Andrade.
 
SERVIÇO
Ars Nova - Coral da UFMG apresenta Banquete de Vozes de Natal
 
17/12 - Reitoria UFMG | 19h00
19/12 - Ig. São João Evangelista | 20h
20/12 - Ig. da Boa Viagem | 19h30
Entrada franca 
Você está aqui: Home