Cultura UFMG

Erro
  • JFolder::delete: Could not delete folder

Fernando Mencarelli é o novo diretor de Ação Cultural

Fernando Mencarelli é o novo diretor de Ação Cultural

 
alt

O professor Fernando Mencarelli, da Escola de Belas Artes (EBA), assumiu a Diretoria de Ação Cultural (DAC). Ele substitui Rodrigo Vivas, também professor da EBA, que foi o titular da DAC desde o início da atual gestão da UFMG, em 2018.

Vinculado à graduação em Teatro e à pós-graduação em Artes, Mencarelli teve passagem pela DAC como diretor-adjunto, em 2014 e 2015, na gestão da professora Leda Maria Martins.
 
Mencarelli lembra que a DAC passou, nos últimos anos, por “importante processo de reestruturação e de redefinição de seu papel na Universidade”, e abriga hoje dezenas de profissionais, docentes e estudantes-bolsistas que atuam em sua sede, no campus Pampulha, e nos espaços que a compõem –  Centro Cultural, Conservatório, Espaço do Conhecimento, Campus Cultural de Tiradentes –, assim como nas ações nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.
 
Ainda segundo o novo diretor, os programas de arte e cultura alcançam público interno e externo estimado em 200 mil pessoas por ano. “Nossa intenção é continuar com o processo de consolidação da área cultural da UFMG, afirmando sua intrínseca dimensão acadêmica e cidadã”, afirma.
 
Trajetória
Fernando Mencarelli é mestre e doutor pela Unicamp na área de História Social da Cultura. Foi pesquisador visitante na City University of New York e fez pós-doutoramento na Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris 3. No último ano, coordenou o Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Integra os Comitês de Assessoramento da Capes e do CNPq na área de Artes, o Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), o Comitê Didático da Formação Transversal em Culturas e Artes e o Comitê de Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Integrou as equipes de criação da graduação em Artes Cênicas e das linhas de pesquisa em Artes da Cena, na pós-graduação.
 
Mencarelli, que é diretor teatral, presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), integrou o Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e a Comissão de Especialistas do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria da Cultura de Minas Gerais. É consultor pedagógico do Centro Cultural Galpão Cine-Horto, membro da equipe de pesquisadores da Maison des Sciences de L´Homme Paris Nord e pesquisador associado do Groupe de Recherche Théâtralité, Performativité et Effets de Presénce, da Université du Québec à Montréal (Canadá). 
 
DAC
A Diretoria de Ação Cultural, vinculada ao Gabinete da Reitoria, é o órgão que propõe e executa as políticas de cultura estabelecidas pela UFMG, o que inclui a gestão de equipamentos, programas e projetos. Estão a cargo da DAC espaços nos campi Pampulha e Saúde, o Centro Cultural, o Conservatório, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Campus Cultural de Tiradentes. A diretoria realiza os Festivais de Inverno e de Verão e o programa de Residência Artística.
Você está aqui: Home