Cultura UFMG

right direction

Feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha completa 20 anos

Evento acontece na UFMG entre 6 e 11 de maio

Em 2019, a Feira do Vale do Jequitinhonha UFMG completa duas décadas de existência. A 20ª edição acontecerá entre os dias 6 e 11 de maio, na Praça de Serviços da UFMG, reunindo aproximadamente 90 expositores, de 27 municípios e 48 associações, incluindo os povos indígena Aranã e Cinta Vermelha, do município de Araçuaí, e o Quilombo Raiz, de Presidente Kubitschek. Entre os produtos comercializados estão uma vasta produção de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato.

Organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Polo Jequitinhonha, a Feira, segundo Sérgio Diniz, produtor cultural da DAC e coordenador do evento, é resultado da articulação de diferentes órgãos da UFMG. “Contamos também com o apoio financeiro e logístico de diversas instituições, num entendimento de que o esforço conjunto é que constrói o êxito da feira. Um de nossos parceiros, por exemplo, é o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ”, diz.

Para Maria das Dores Pimentel, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, “a Feira não é somente um espaço para venda, é mais do que isso, um espaço de encontro. É fundamental que a comunidade universitária e a população de BH conheçam esses saberes ancestrais, tão importantes quanto os acadêmicos”.

Além da exposição e comercialização dos produtos artesanais, a Feira conta com uma intensa programação cultural gratuita, que inclui lançamento de livro, documentário, shows e produções teatrais. Um destaque é a realização da audiência pública “Artesanato Mineiro: perspectiva”, na quarta-feira, dia 8/05, às 9h30, no auditório da Reitoria da UFMG. Requerida pelo deputado estadual Dr. Jean Freire, a audiência contará com a participação de artesãos, representantes de organizações sociais e estudiosos de economia solidária.

Horário de funcionamento da feira:
Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 9 às 18h;
Quinta-feira, das 9 às 19h;
Sábado, das 9 às 14h.

Programação cultural

Quando? De 6 a 11 de maio
Local: Campus Pampulha UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)