Cultura UFMG

Erro
  • JFolder::delete: Could not delete folder

Fórum UFMG de Cultura irá discutir políticas culturais universitárias

Inscrições abertas para o Fórum UFMG de Cultura 2019

alt

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG promove entre 19 e 22 de agosto, a edição 2019 do Fórum UFMG de Cultura: Políticas e Gestão Cultural nas Instituições de Ensino Superior (IES). O evento irá refletir sobre a gestão cultural nas universidades públicas, com quatro palestras e uma mesa-redonda abertas ao público. As atividades acontecem no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534), de forma integrada ao Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no Século XXI, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
 
Inscrições pelo link: http://bit.ly/2YfSzvE
Em caso de dúvidas ou problemas com a inscrição, entre em contato com o suporte pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
 
Programação

Na segunda-feira (19), às 14h, acontece a abertura do Fórum com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli. Em seguida, Antonio Albino Canelas Rubim, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta a palestra “Universidade, Políticas e Planos de Cultura”. Professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, Rubim é ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia. No mesmo dia, às 16h, o pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Robson Almeida, discutirá os desafios de se institucionalizar a cultura nas IES. Almeida participou da elaboração do Plano de Cultura da UFCA. 
 
Na terça (20), às14h, acontece a mesa-redonda “Políticas e planos de cultura na universidade”, com a participação de Alexandre Molina, diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, Robson Almeida, pró-reitor de Cultura e coordenador do processo de elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri, e Patrícia Silva Dorneles, coordenadora do projeto do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-superintendente de Difusão Cultural no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Na quarta (21), o evento será fechado ao público para abrigar as discussões do Grupo de Trabalho do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior do Sudeste, por meio do Fórum Nacional de Gestão Cultural das IES (Forcult). 
 
O último dia (22) contará com dois palestrantes internacionais: às 14h, o argentino Rubens Bayardo Garcia falará sobre a experiência em gestão cultural na Universidade de San Martín (UNSAM). Rubens é diretor da Carreira de Especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais do Instituto de Altos Estudos Sociais da UNSAM. Às 16h, o comissário Paulo Pires do Vale, explicará a estratégia do Plano Nacional das Artes de Portugal, que prevê abranger todo o universo escolar português no período 2019-2024.
 
  alt

Grupo de trabalho de gestores culturais
 
Na quarta (21), o evento será fechado ao público para abrigar as discussões do Grupo de Trabalho do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior do Sudeste. O GT visa a formulação dos Planos de Desenvolvimento Institucional e Planos de Cultura das IES e é um desdobramento da articulação nacional de gestores de cultura por meio do Fórum Nacional de Gestão Cultural das IES (Forcult). A terceira edição do Forcult acontece entre 31 de julho e 3 de agosto. Em debate, estão o papel atual da cultura nas instituições, a ampliação do intercâmbio de experiências e as estratégias de fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico.

Histórico
 
Iniciado em 2014, o Fórum de Cultura realizou diversos encontros com o intuito de estimular e potencializar a formulação de políticas institucionais no âmbito da UFMG. Em 2019, o encontro promove debates em nível internacional e nacional, propiciando a troca de experiências entre gestores, população e comunidade acadêmica. Segundo o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, o princípio geral do Fórum é o entendimento da cultura como um direito básico do cidadão. Desde sua criação, pauta-se pela promoção da diversidade cultural, democratização da produção e do acesso à cultura, responsabilidade socioambiental, promoção da interlocução entre múltiplos territórios e cartografias culturais e pela discussão de políticas de fomento.
Você está aqui: Home