Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Ópera La Clemenza di Tito, de Mozart, é reapresentada no projeto Ao Cair da Tarde alt

O projeto de extensão Ópera Studio, da Escola de Música da UFMG, reapresenta, em formato de bolso, nos dias 22 e 23 de agosto, às 17h30, a ópera La Clemenza di Tito, última ópera escrita por Mozart, em parceria com o libretista Caterino Mazzolà. O espetáculo acontece no auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha), no âmbito do projeto Ao cair da Tarde, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A entrada é gratuita e aberta à população.
 
Um Mozart sério, que demonstra ao público do século XVIII que um espetáculo de ópera, bem mais do que entretenimento, era também “um espelho para os príncipes, exortando-os a governar bem”. Em consonância com a sua época – foi escrita para a coroação do rei Leopoldo II da Bohemia apenas dois anos após o início da Revolução Francesa – a ópera cumpre sua vocação política sob o manto de grande espetáculo.
 
Em “La Clemenza di Tito”, o soberano, que acabara de assumir o poder após depor o governante anterior, encontra uma população abatida por guerras, instabilidade política e desastres ambientais. Entre interesses pessoais e comunitários, entre leis e o sentido íntimo de justiça, a trama se desenvolve com conspirações, paixões, tentativas de assassinato, remorsos e redenção. Na montagem da Escola de Música, o enredo da ópera, que originalmente se passa em 79 D.C., na Roma antiga, foi ambientado em um futuro pós-apocalíptico, metafórico e utópico, no qual os personagens se humanizam e se libertam no agir pautado pela ética e pela sinceridade. 
 
O Projeto Ópera Studio produz anualmente, com a colaboração de professores, alunos e técnicos da Escola de Música da UFMG, óperas para apresentações didáticas em espaços do campus da UFMG e externos a ele. A realização dos espetáculos promove a democratização do acesso à arte e à cultura por meio de apresentações gratuitas ou a preços populares, reforçando o compromisso social da Universidade. 
 
Você está aqui: Home