Cultura UFMG

Fórum UFMG de Cultura

O Fórum UFMG de Cultura é um projeto iniciado em 2014 e que já realizou diversos encontros, entre palestras, rodas de debate e conversa. Pensado como uma série, o Fórum é um dos canais pelos quais a universidade busca estimular, ampliar, dinamizar e potencializar as reflexões para a formulação de suas políticas institucionais de cultura, envolvendo a comunidade universitária. 

Tem como princípio geral o entendimento da cultura como um direito básico do cidadão. Para isso, pauta-se pela promoção da diversidade cultural, democratização da produção e do acesso à cultura, responsabilidade socioambiental, promoção da interlocução entre múltiplos territórios e cartografias culturais, assim como pela discussão de políticas de fomento.

Foi a partir dos debates e diálogos realizados durante o fórum, que, em 2014, elaborou-se o Plano UFMG de Cultura. O plano fundamentou e orientou uma série de avanços na UFMG, como: o processo de institucionalização da gestão cultural através da ampliação e consolidação da então Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC); a integração de seu sistema de cultura; a aprovação do notório saber para mestres de tradições; a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos ofertada para toda a comunidade de estudantes; entre outros. 

Em agosto de 2019, uma nova versão do Fórum aconteceu, sob o tema 'Políticas e Gestão Cultural nas Instituições de Ensino Superior'. O objetivo foi impulsionar a elaboração de uma nova versão do plano de cultura da UFMG para os anos 2020/2023. Convidados internacionais e nacionais com larga experiência na área contribuíram para as reflexões fundamentais que antecedem essa nova etapa, integrando a UFMG a um trabalho compartilhado de discussão e formulação de políticas de cultura nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Saiba mais sobre essa edição no link.
 
Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura
 
Nos anos de 2021 e 2022, o Fórum ganhou um novo formato: o Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura configurou-se como uma sequência de encontros temáticos, por meio dos quais a comunidade universitária recebeu dados e informações relevantes acerca dos impactos da política de cultura da UFMG e debateu as ações estratégicas para o setor a curto e médio prazo. Os temas discutidos e as contribuições recebidas durante as duas edições do Ciclo podem ser vistas no hotsite do evento. Lá também é possível consultar o documento final que reúne as ações consideradas prioritárias pela comunidade para a atuação da UFMG na área de cultura, e que servem como orientação para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG 2024-2029.

alt

Institucionalização da cultura

Em curso há mais de uma década, a estruturação do sistema nacional de cultura, envolvendo o Plano Nacional de Cultura, busca cumprir o que estabelece a Constituição do país em seu artigo 215: “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG (2018/2023) estabelece que "a cultura deve ser compreendida como espaço de interação com todos os segmentos da Comunidade Universitária, com a comunidade externa e com a cidade na qual habitamos e com a qual interagimos. Nesse sentido, a cultura potencializa a interação entre os saberes produzidos na Universidade e os saberes tradicionais e plurais, abrindo espaço para os saberes compartilhados, a reflexão crítica e a construção coletiva em campos como os direitos humanos e sociais, a inclusão, a cidadania”.
 
Sobre a política cultural da UFMG, o PDI afirma que “esta parte do entendimento de que é necessário fortalecer as iniciativas já implementadas, dando prosseguimento a uma reflexão conceitual aprofundada sobre as muitas formas de produção cultural, articulando os vários espaços e equipamentos culturais da Instituição. As ações institucionais visam à valorização da cultura como espaço privilegiado de produção de conhecimento, articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e não simplesmente como um conjunto de atividades e eventos desvinculados das práticas acadêmicas. Assim, a cultura abre novo caminho para a integração da Universidade com a sociedade, permitindo a produção de um espaço comum de saberes compartilhados". 
 
A criação da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG consta dos objetivos dos planos de Desenvolvimento Institucional da universidade em suas últimas versões. A Pró-Reitoria é o próximo passo no processo de institucionalização da Cultura na universidade. Estruturada hoje sob a forma de uma Diretoria, a área de cultura da universidade terá assim consolidadas as necessárias estruturas democráticas de sua gestão e o reconhecimento de sua dimensão acadêmica, em estreita articulação com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

alt
 

Contribuições para o PDI UFMG 2024-2029

Entre junho e agosto de 2021, a então Diretoria de Ação Cultural da UFMG realizou o Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura 2021 com o intuito de propor uma série de temas para que a comunidade universitária pudesse dialogar e subsidiar as políticas culturais da universidade, visando a futura construção do novo Plano de Cultura da UFMG e do PDI 2024-2029. 
 
Cada Fórum deste Ciclo foi composto por uma mesa de convidados que contribuíram com reflexões sobre o tema em discussão e a elaboração de propostas de ações para um plano de cultura. Após a mesa, a cada dia, foi realizado um Grupo de Trabalho para consolidar um relatório contendo as propostas de ações relacionadas ao tema em discussão. O relatório, em seguida, foi apresentado, discutido e aprovado em sessão plenária virtual. 
 
A fim de contribuir para o planejamento da área cultural no PDI 2024-2029, em processo de elaboração, a Pró-Reitoria de Cultura realizou, em dezembro de 2022, um novo Ciclo com 10 fóruns abertos a toda comunidade universitária. A partir do documento compilado no Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura 2021, o objetivo do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura 2022 foi elencar 5 (cinco) ações prioritárias referentes a cada um dos 12 temas propostos. No documento em anexo, estão disponibilizadas a íntegra das contribuições para o PDI UFMG 2024-2029.



 
Anexos:
FicheiroDescriçãoTamanho do ficheiro
Fazer download deste ficheiro (CONTRIBUIÇÕES DOS CICLOS DE FÓRUNS UFMG DE CULTURA PARA O PDI UFMG 2024-2029.pdf)Contribuições dos Ciclos De Fóruns UFMG de Cultura para o PDI UFMG 2024-2029 826 Kb
Você está aqui: Projetos Fórum UFMG de Cultura