Cultura UFMG

Música colonial mineira é tema de palestra e debate no Campus Cultural UFMG em Tiradentes

alt

 

Música colonial mineira é tema de palestra e debate no Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes realiza mais uma edição dos "Encontros 230 anos da Inconfidência", desta vez com o tema música colonial mineira. Para discutir o assunto, foi convidado o mestre em Musicologia, Robson Bessa, que dará palestra e mediará uma mesa de debates no Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5). A entrada é gratuita.

Bessa é pós-doutorando em Música pela UFMG, doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (FALE-UFMG/Università Orientale di Napoli), mestre em Musicologia (Escola de Música/UFMG) e especialista em Cravo (Universitè de Montréal, Canadá). Na quinta (3), às 14h, ele ministra a palestra "Música Colonial Mineira", sobre os encontros e desencontros de europeus, africanos, índios e cristãos novos, que geraram o estilo musical peculiar, porém pouco estudado, de Minas Gerais. A mediação será feita pelo presidente da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, Willer Ferreira.
 
Na sexta (4), às 13h, Bessa retorna ao Quatro Cantos Espaço Cultural para mediar uma reunião aberta sobre o tema "Música como objeto de pesquisa". O encontro debate os desafios e propostas diante dos acervos e formas de se apresentar essa a música colonial ao público.
 
O ciclo de encontros destina-se a professores, estudantes, historiadores, pesquisadores, gestores culturais e moradores de Tiradentes e região. 
 
Você está aqui: Home