Cultura UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG celebra uma década de história com programação especial

alt

Um dos espaços vinculados à Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o Espaço do Conhecimento UFMG comemora 10 anos em 2020. A celebração acontecerá no dia 21 de março, com atividades gratuitas durante todo o dia. A exceção são as sessões de Planetário, cujos ingressos custam R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia-entrada), e podem ser adquiridos na recepção do museu. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Em 2010, o Espaço começou a escrever sua história no coração da cidade, inaugurando oficialmente o Circuito Liberdade, tido como o maior complexo de cultura do país. Na década que se seguiu, o museu se consolidou como centro de produção e difusão dos mais diversos saberes.

Para marcar a ocasião, os visitantes poderão conhecer essa história mais a fundo a partir da vivência de alguns dos professores da UFMG que estiveram à frente do museu. Às 15h, a mesa-redonda Espaço do Conhecimento +20, mediada por Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, fará o resgate de experiências vividas e discutirá os desafios encontrados na gestão de um equipamento cultural. A conversa trará ainda um olhar para o futuro: o que esperar da próxima década?

Logo após a mesa-redonda, o público poderá acompanhar a cerimônia de lançamento dos selos comemorativos criados especialmente para o aniversário do museu. Na data, personalidades importantes para o Espaço, incluindo a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e a Dra. Rocksane Norton, representante do Instituto Unimed-BH, parceiro e patrocinador do Espaço do Conhecimento UFMG, terão a oportunidade de marcar os selos com um carimbo especial dos Correios.

Dia de estreia no museu
Há uma década, o Planetário oferece aos visitantes uma experiência audiovisual única! No museu, os filmes exibidos no domo abordam os astros e os fenômenos celestes, mas não se restringem a essa temática. O Núcleo de Audiovisual do Espaço produz curtas em formato fulldome – pensado para um planetário – sobre assuntos diversos, como arte e cultura.

Em 2020, mais uma sessão entrará em cartaz no museu. O filme inédito Inconfidências, produzido pela equipe do Espaço e dirigido pelo professor da Escola de Belas Artes Maurício Gino, propõe uma reflexão sobre a mineração e seus impactos no estado de Minas Gerais. O projeto terá uma prévia exibida no dia 21 de março, às 18h, durante a comemoração dos 10 anos do Espaço. O público poderá assistir ao teaser e, em seguida, participar de um bate-papo com o realizador da obra.

Há dez anos, olhando para o céu!
O Espaço sabe que, ao longo da história, os astros desempenharam um papel importante no cotidiano das civilizações. Por isso, nesses 10 anos, o firmamento sempre foi parte importante das atividades do museu.

Nesta celebração de aniversário, não poderia ser diferente! No dia 21 de março, as comemorações começarão de manhã, quando os visitantes poderão apreciar a beleza da nossa grande estrela através de um telescópio próprio, com um filtro especial. A Observação do Sol acontece de 11h às 13h e estará aberta ao público acima dos 04 anos. Quando a noite chegar, às 19h, os modernos telescópios do Terraço Astronômico serão posicionados para a realização da Observação Noturna.

A noite não acaba aí: um Karaokê Astronômico vai homenagear estrelas e astros com muita música! Na atividade, que também acontecerá às 19h, os participantes cantarão canções como A lua me traiu, da Banda Calypso, e Lua de Cristal, de Xuxa.

Um espaço para os saberes tradicionais
Não é de hoje que o museu abriga e compartilha experiências diversas sobre a formação do mundo. Às 14h, a Contação de Histórias nas Cosmogonias traz narrativas sobre o surgimento do Universo e da humanidade à luz de interpretações das tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega.

Também será possível conhecer cinco povos indígenas brasileiros em um percurso pela mostra temporária Mundos Indígenas, que ocupa o segundo andar do museu. A visita mediada acontecerá das 19h às 20h e será conduzida pelas coordenadoras da exposição, Ana Gomes, Deborah Lima e Mariana Oliveira.

Um papo sobre o nosso cérebro
A celebração contará ainda com uma oficina sobre os mistérios de um dos órgãos mais fascinantes do nosso corpo: o cérebro. A atividade O que você tem na cabeça? será realizada em parceria com o Núcleo de Neurociências da UFMG (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), das 10h às 18h. Nas duas primeiras horas da atividade, a intérprete Dinalva Andrade auxiliará os visitantes que se comunicam por Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Você está aqui: Home