Cultura UFMG

left direction
right direction

Luísa Bahia lança versão virtual de seu show híbrido, Coisa de bicho

Apresentação é destaque no YouTube do Circuito Cultural UFMG na próxima quarta

Na próxima quarta (6), às 19h, o show Coisa de bicho, de Luísa Bahia, ganhará versão virtual no canal do YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O projeto de estreia de Luísa como cantora-compositora foi lançado no final de 2019 e mistura blues, samba, baião, lirismo, humor, groove e poesia. Além de composições autorais que refletem o desejo, o destino, a fé e o movimento, a apresentação contará com um número teatral: Luzia Bacia ataca. O vídeo, que integra a série especial do Circuito Cultural UFMG #emcasa, estará disponível em www.youtube.com/culturaufmg

Luísa, que também é atriz, diretora teatral e poeta, aposta no hibridismo e na criatividade em suas criações. Durante o show, ela canta, atua, dança e manipula diferentes instrumentos e objetos sonoros como sacola, água, sino e pandeiro. A autenticidade das composições também resulta de um trabalho de investigação polifônica, transitando entre múltiplas linguagens, desenvolvido pela artista em seus 15 anos de atuação na cena belo-horizontina.

Formada em teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica do Palácio das Artes, ela já se apresentou em mostras e festivais no interior do Brasil e na Itália. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos com parceiros da jovem cena artística mineira. Entre eles, os cineastas André Di Franco, Mariana Machado e Paula Santos, e figuras experientes da música, como Richard Neves (integrante do Pato Fu e parceiro de Sérgio Pererê) e Rafael Martini (maestro e músico parceiro de Hermeto Pascoal, Mônica Salmaso e Letieres Leite). Os trabalhos vão de espetáculos premiados a curtas, performances poéticas, oficinas, vídeo-poemas e canções com arranjos inusitados entre os mais diferentes gêneros.

Circuito Cultural UFMG
O projeto Circuito Cultural UFMG é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG e tem como objetivo potencializar a integração das ações artístico-culturais da universidade. Em função da pandemia, uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, está sendo exibida no ambiente digital, promovendo o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.

A curadoria das apresentações tem em comum a proposta de revelar e valorizar os jovens talentos da cena local. Os vídeos foram produzidos pelos próprios artistas, em suas casas, respeitando-se as regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde. No dia 13 de maio, quem se apresenta pela série é Tavinho Leoni, com o show Roda de samba da abolição. No dia 20 de maio é a vez do ator, diretor de teatro infantil e cantor de drag band, Rafael Ventura.

Circuito Cultural UFMG #emcasa
Coisa de bicho - Apresentação virtual de Luísa Bahia