Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

altProjeto da UFMG dá visibilidade a jovens artistas da capital

 

Apresentações virtuais do Circuito Cultural UFMG são transmitidas no YouTube
 
O Circuito Cultural UFMG #emcasa inicia, nesta semana, mais uma rodada de apresentações virtuais com o intuito de valorizar o talento de novos artistas da Grande BH. A série de pocket shows revela destaques nas áreas de música, dança e teatro, numa iniciativa da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). Os shows tem cerca de meia hora de duração e estreiam toda quarta, às 19h, no canal da DAC no YouTube
 
O objetivo do Circuito é potencializar a integração das ações artístico-culturais na universidade, por meio de uma programação gratuita, diversificada e de qualidade. Com mais de cinco anos de existência, o projeto precisou ser adaptado para o ambiente digital, em função da pandemia de Covid-19. Desde abril, já foram realizadas quatro apresentações dessa forma, incluindo uma leitura dramática com o grupo Balbúrdia Atores Associados, que reúne nomes como Eduardo Moreira, Cida Falabella, Ângela Mourão, Antônio Grassi, Bernardo Mata Machado, além do diretor Adyr Assumpção. 
 
Três jovens e promissoras cantoras que despontam no cenário local também lançaram seus conteúdos para o canal. Bárbara Barcellos e Nath Rodrigues, ambas estudantes da UFMG, lançaram discos próprios nos últimos anos, além de colaborarem com nomes de peso da MPB como Milton Nascimento, Chico César, entre outros. Outra convidada foi a rapper Ohana, uma das mais ativas MCs da cena belo-horizontina. Os vídeos estão disponíveis na plataforma do YouTube e foram gravados pelos próprios artistas, em suas casas, respeitando-se as regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde.
 
Confira a programação abaixo:
 
6/5 – Coisa de bicho | Luísa Bacia
A cantora, atriz e poeta, Luísa Bahia lança a versão digital de Coisa de bicho: show híbrido que mistura blues, samba, baião, lirismo, humor, groove e poesia. Além de composições autorais que refletem o desejo, o destino, a fé e o movimento, a apresentação contará com um número teatral: Luzia Bacia ataca. 
 
13/5 – Roda de samba da abolição | Tavinho Leoni
No dia da Abolição da Escravatura, o jovem de 16 anos que já passou pelo The Voice Kids pretende resgatar a origem e as influências dos vários tipos de samba (samba de breque, partido alto, samba-choro, samba-canção, gafieira, samba de roda, samba-rock, samba de enredo, etc).
 
20/5 – O Close É Certo | Rafael Ventura 
O multiartista Rafael Ventura (ator, diretor de teatro infantil e cantor de drag band) apresenta um show cênico autoral com canções e textos que dialogam com o universo queer e LGBT. Munido de glitter e paetê, Rafael faz um convite musical à reflexão, “uma tentativa de furar a bolha e estabelecer conexões através da arte e do afeto”.
 
27/5 – Danças do funk | Favelinha Dance 
Peritas do Passinho, as dançarinas Tiffany e Negona vão demonstrar o passo-a-passo de uma coreografia de funk nessa performance-aula assinada por um dos projetos de maior visibilidade para o estilo de dança na capital: o Favelinha Dance.
 
Você está aqui: Home