Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
DAC lança pílulas literárias durante 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Durante a 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) irá lançar três pílulas literárias produzidas pelos membros do Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Formado por portadores de sofrimento mental, o grupo desenvolve pesquisa na área teatral e audiovisual desde 2003. Nos vídeos publicados no canal da DAC no YouTube, os atores compartilham fragmentos de literatura feitos durante a ocupação artística Casa Breve é o Corpo, que está sendo promovida pelo grupo nesta quarentena. 

Sem quebrar o distanciamento social, os atores propõem "texturas, paisagens internas, cenografias particulares, derivações sobre o tempo e o sol, abrindo o campo da voz e da palavração, redescobrindo o coração, emoldurando ficções e reinventando realidades".

A série estreia na segunda-feira, 18 de maio, data que marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Os demais lançamentos acontecem nos dias 19 e 20, sempre às 12h30. A 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG é promovida pela Rede de Saúde Mental, e acontece de 18 a 22 de maio, em plataformas online. Confira a programação completa em www.ufmg.br/proex.

O Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados foi formado em 2002 a partir do trabalho da atriz Juliana Barreto em oficinas de teatro nos Centros de Convivência da Rede Pública de Saúde Mental de Belo Horizonte. Os atores, usuários desse serviço, atuam de maneira independente desde 2003. Nestes anos de trabalho e pesquisa, desenvolveram dois espetáculos teatrais (Caixa Preta e Duo), três curtas metragens (Sapos e Afogados, Material Bruto e Cinema de Visibilidades Íntimas), uma residência artística (Casa Breve) e inúmeras performances.
 
CASA BREVE é o CORPO 
 
As pílulas literárias apresentadas a convite da Diretoria de Ação Cultural da UFMG são a primeira atividade da ocupação Casa Breve é o Corpo, promovida pelo Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Diante do contexto de distanciamento social imposto pela Covid-19, o grupo decidiu realizar a terceira edição da ocupação Casa Breve, intitulando-a Casa Corpo. A primeira edição aconteceu em 2011, a partir da ocupação artística de uma casa antiga no bairro Floresta. Em sua segunda edição, foi realizada uma residência artística de 30 dias. No último dia, a casa foi aberta para visitação pública, com uma programação de 24 horas ininterruptas. O espaço recebeu cenas de teatro, performances, concurso, shows musicais e exibição de filmes em todos os seus ambientes.
 
SERVIÇO
CASA BREVE é o CORPO - pílulas literárias por Sapos e Afogados
8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG
Estreias nos dias 18, 19 e 20 de maio - às 12h30
 
Realização:
Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados 
Diretoria de Ação Cultural da UFMG
Rede de Saúde Mental UFMG
Pró-Reitoria de Extensão da UFMG
Você está aqui: Home