Cultura UFMG

left direction
right direction

alt
DAC UFMG realiza debate, show e diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Ciência

No dia 8 de julho comemora-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores. Para celebrar, a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) organizou diversas atividades, que incluem mesa-redonda, apresentação musical, estreia de playlist no YouTube, lançamento de calendário astronômico e até uma sessão especial de observação do céu. As ações integram a programação virtual preparada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecem durante toda a quarta-feira e cujo cronograma pode ser visto em www.cienciademinasgerais.com.br.

Mesa redonda 'Práticas Culturais na Universidade'
Sob o eixo temático ‘A ciência e os espaços de cultura e arte’, a DAC irá organizar uma mesa redonda com gestores culturais de quatro universidades mineiras: UFMG, UFU, UFSJ e UFJF.   Todo o conjunto de políticas, ações e projetos culturais universitários serão tema da conversa realizada às 15h30 pelo Zoom (para convidados) e transmitida ao vivo pelo youtube.com/cienciademg. Durante a live serão comentados vídeos de iniciativas que unem ciência e cultura que serão disponibilizados a partir das 8h do dia 8 de julho no canal youtube.com/culturaufmg.

Show de encerramento
O encerramento do dia contará com apresentação musical de Laura Sette, às 18h30, pelo projeto Circuito Cultural UFMG #emcasa. O pocket show Corpo, alma e consequência terá músicas do EP de lançamento da cantora, transita do funk ao rap, com uma sonoridade que remete ao rhythm and blues e ao trap, ritmo que mistura rap e música eletrônica.

A apresentação virtual será transmitida no youtube.com/culturaufmg, em solidariedade à campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG. O objetivo da campanha é arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual para o Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves e a Unidade de Pronto Atendimento Centro Sul. Também podem ser doados bens ou equipamentos. Mais informações em colaborehospitaisufmg.com.

Lançamento de calendário astronômico e sessão de astronomia
Às 12h, o Espaço do Conhecimento UFMG fará o lançamento de uma das suas principais publicações: o Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2020-2021. O coordenador do Núcleo de Astronomia, Prof. Carlos Villani, contará os detalhes da nova edição, produzida com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, em vídeo disponível no canal da DAC no YouTube. O calendário é um material de entretenimento, ensino e divulgação científica produzido anualmente desde 2017. Ele apresenta conhecimentos de astronomia de forma divertida, informando as datas em que ocorrerão eventos celestes que poderão ser observados com ou sem o auxílio de instrumentos ópticos.  A edição 2020-2021 terá como tema a exploração espacial e estará disponível para download em www.ufmg.br/espacodoconhecimento/calendarioastronomico.

Outra ação programada pelo Espaço é uma sessão especial de astronomia online do projeto Descobrindo o Céu, às 17h. Os participantes poderão ver a posição dos objetos no céu de Belo Horizonte na noite de 8 de julho, e descobrir como e onde nascem as estrelas. O vídeo também estará disponível no youtube.com/culturaufmg.

Você está aqui: Home