Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

altRapper e jornalista Roger Deff faz show virtual solidário para o Circuito Cultural UFMG

 

O rapper belo-horizontino Roger Deff lança na quarta, 22 de julho, às 19h, o pocket show solidário Etnografia suburbana, com canções do seu primeiro álbum solo. O vídeo estreia em youtube.com/culturaufmg e faz parte do projeto Circuito Cultural UFMG #emcasa, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). A ação também integra a campanha Colabore Hospitais UFMG, que busca arrecadar recursos para os hospitais gerenciados pela universidade.
 
Roger é uma das referências mineiras quando o assunto é hip hop. O MC e jornalista iniciou sua carreira nos anos 90, gravando três álbuns à frente da banda Julgamento. Em 2019, lançou seu primeiro álbum solo, no qual aborda a relação entre periferia e centro.
 
O objetivo do cantor foi fazer a sua própria etnografia (estudo descritivo da cultura e comportamento de uma determinada etnia) do sujeito negro e urbano de hoje em dia. Temas como a contribuição cultural da diáspora negra e questões relacionadas à identidade negra e periférica transitam pelas faixas do disco. Tendo o rap como ponto central, as composições navegam por estilos como o funk, o rock, o samba e o maracatu.  
 
O Circuito
Desde o início das restrições de mobilidade instauradas em função da pandemia de Covid-19, o Circuito Cultural UFMG, que realizava apresentações presenciais mensalmente, migrou para a internet. Quem acessar o canal da DAC no YouTube poderá assistir também às apresentações virtuais de outros 13 artistas mineiros, que figuraram as duas primeiras temporadas online do projeto. 
 
Desde junho, as apresentações do Circuito participam da campanha Colabore Hospitais UFMG, a fim de angariar arrecadações destinadas à compra de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual para o Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves e a Unidade de Pronto Atendimento Centro Sul. Mais informações estão disponíveis em www.colaborehospitaisufmg.com.
 
SERVIÇO
Circuito Cultural UFMG #emcasa
Etnografia suburbana - apresentação virtual de Roger Deff
Estreia 22 de julho, às 19h
 
Você está aqui: Home