Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
Inquietações sobre a tragédia de Brumadinho e a pandemia são tema de apresentação de dança no Circuito Cultural UFMG

Corpo Natureza é o nome da apresentação virtual de Gisele Petty, que estreia na próxima quarta-feira 
 
Morando há quase cem dias com sua família em Brumadinho, a atriz e bailarina Gisele Petty resolveu trazer a cidade e seus cenários para dentro da apresentação virtual Corpo Natureza, que estreia na próxima quarta pelo Circuito Cultural UFMG.  O lançamento será às 19h do dia 19 de agosto, em www.youtube.com/culturaufmg. O vídeo ficará disponível no canal após a estreia. 
 
A performance de dança tem como inspiração a gente, a mata, o solo e os bichos da região que foi marcada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale. O vídeo foi gravado pela própria artista, motivado por reflexões existenciais que conectam a tragédia de 2019 à pandemia de 2020. Com 22 minutos de duração, ele mistura cenas do cotidiano de Gisele com sua filha, coreografias espontâneas em lugares inusitados, e a contemplação de rios, estradas e paisagens locais.
 
De forma poética, o trabalho levanta questionamentos sobre as doenças, os medos e as incertezas que assolam os indivíduos e a natureza durante períodos extremos, como os vividos há um ano e nos dias de hoje. “Meu agora é assumir o tempo que come o tempo, os dias, o cotidiano das descobertas dos espaços-corpos, meu, da natureza, da criança. Eu agora, nesta terra de minério, que não para de ser escavada aqui e ali, com dinamites irreversíveis e tecnologia derramada em dinheiro e erosão”, revela a dançarina.
 
O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da Universidade.
 
A artista
Gisele Petty é mestranda em Artes da Cena pela UFMG e graduada em Artes Cênicas pela Unicamp. Nascida em Santos, morou 15 anos em São Paulo, dos quais 12 foram dedicados à  Companhia Teatro Balagan, de pesquisa teatral. 
 
SERVIÇO
Circuito Cultural UFMG #emcasa
Corpo Natureza  – apresentação virtual de Gisele Petty
Estreia 19 de agosto, às 19h
 
Você está aqui: Home