Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
52° Festival de Inverno UFMG abre nesta segunda-feira

Será aberta na noite desta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a 52ª edição do Festival de Inverno UFMG, que neste ano terá toda sua programação concentrada no ambiental virtual. Com o tema Mundos possíveis: culturas em pensamento, esta edição pretende estimular discussões sobre o papel e o sentido da cultura em um contexto como o atual, de crise e reclusão, que pede reinvenção.
 
A abertura oficial, a partir das 19h, reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, e a diretora adjunta de Ação Cultural da UFMG, Mônica Ribeiro. A cerimônia e as primeiras atrações do evento serão transmitidas pelo Canal Cultura UFMG no YouTube.
 
Em seguida, às 19h30, o quilombola e lavrador Nêgo Bispo, da comunidade Saco Curtume, no Piauí, fará a palestra Presenças orgânicas, invisibilidades sintéticas. Integrante da coordenação das comunidades quilombolas de seu estado, Bispo vai traçar um panorama histórico de como os povos originais e africanos foram tratados no Brasil desde o início da colonização até a Constituição de 1988.
 
Sonhos de outros mundos e outros tempos é o tema da primeira roda de conversa do evento, que reunirá, a partir das 20h45, o  escritor, ambientalista e conferencista brasileiro de origem tapuia, Kaká Werá Jecupé, e o professor Roberto Monte-Mór, vinculado ao Cedeplar, e especialista em teorias da urbanização, economia urbano-regional, economia popular solidária e populações tradicionais, com foco em Minas Gerais e na Amazônia.
 
Resistência
No encerramento do primeiro dia de atividades, o antropólogo Edgar Kanaykõ Xakriabá abre, às 21h45, a exposição de fotografias Siwẽttêt: resistência, que retrata os povos indígenas nos dias de hoje. Mestre pela UFMG, Edgar atua na área de etnografia e recentemente ganhou o Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, do CNPq, com uma imagem de ritual do povo Karajá, do Mato Grosso. Após a abertura, as fotos poderão ser vistas na plataforma Medium da Diretoria de Ação Cultural.
 
A programação completa está disponível na página do evento.
 
Descrição Imagem
Você está aqui: Home