Cultura UFMG

right direction
  • PDF

alt
Espaço do Conhecimento UFMG abre a mostra "Universidade Cidade", no dia 12 de dezembro

A mostra acontecerá de 12 de dezembro de 2020 a 7 de fevereiro de 2021, com programação por toda a cidade!
No dia 12 de dezembro de 2020, será oficialmente aberta a Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, realizada pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

É um projeto diferente de todos já realizados pelo museu, gerido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG: a mostra traz uma extensa programação virtual, com diversas lives e vídeos e também intervenções por todas as regionais de BH, por meio de projeções, faixas e cartazes. A proposta é promover o diálogo, a conexão, a interlocução e o compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, seja a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios (Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte), na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre esses saberes, de maneira a potencializar a dimensão urbana recentemente atravessada e desmaterializada pelo isolamento social.

"A Mostra Universidade Cidade é mais uma das janelas que se abrem nesta parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Minas. A cidade, muito além da nossa região central, é parte fundamental da produção de conhecimento, informação e renovação. A aproximação estreita da UFMG com os Centros Culturais renova e amplia estes caminhos de diálogo entre as comunidades e a universidade, buscando a democratização e a descentralização da cultura na capital mineira.", destaca Fabíola Moulin, Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

Programação de dezembro de 2020:

A solenidade de abertura da Mostra será no dia 12 de dezembro, às 18h, no canal no YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG (www.youtube.com/espacoufmg), com a presença  do Prof. Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG,  da Sra. Fabíola Moulin Mendonça, Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultural, e da Sra. Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora institucional do Instituto Unimed-BH. Durante a solenidade, a  diretora do Espaço, Profa. Diomira Faria, convidará as curadoras da Mostra, professoras Júnia Ferrari e Marcela Brandão, para falarem sobre o processo curatorial.

Entre os dias 12 e 20 de dezembro, às 19h30 e às 20h30, serão projetados conteúdos de diversos projetos de pesquisa e extensão da UFMG na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).

De 15 a 18 de dezembro, às 19h30, nas janelas do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro), serão projetados conteúdos do projeto Faces, com imagens selecionadas do arquivo de eventos do Centro Cultural.

No dia 16 de dezembro, às 17h, no canal de YouTube do Espaço do Conhecimento (youtube.com/espacoufmg), acontecerá a live especial do Clube do Livro Guimarães Rosa, com a leitura do conto "O cavalo que bebia cerveja", da qual participarão os gestores dos Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte.

Programação de janeiro e fevereiro de 2021:

De 4 a 31 de janeiro, acontecerão projeções diárias na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento. Ainda nesse período, aos fins de semana, oito Centros Culturais da PMBH, nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste, receberão projeções e uma programação itinerante do programa Rádio Janela, além de cartazes ("lambes") com conteúdos dos projetos envolvidos. São eles: Centro Cultural Alto Vera Cruz, Centro Cultural Jardim Guanabara, Centro Cultural Lindeia Regina, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural Salgado Filho, Centro Cultural Usina de Cultura e Centro Cultural Venda Nova.

Além disso, durante as quatro semanas de janeiro, de terça a sexta-feira, serão realizadas lives no canal do Espaço do Conhecimento no YouTube (youtube.com/espacoufmg), com contação de histórias, conteúdos de Astronomia, oficinas para o público infanto-juvenil e a programação dos Centros Culturais da PMBH.

Por fim, de 1º a 7 de fevereiro, serão realizadas lives sobre os processos criativos da Mostra, no YouTube, e projetados, na Fachada Digital do Espaço, conteúdos enviados pelo público.

A programação detalhada será disponibilizada no site da Mostra, que poderá ser acessado, em breve, pela página www.ufmg.br/espacodoconhecimento. Siga também o canal www.youtube.com/espacoufmg e o perfil do Espaço do Conhecimento no Instagram (@espacoufmg), para não perder nenhum detalhe. Ao longo de toda a Mostra, todos os conteúdos veiculados nas ruas da cidade também estarão disponíveis nessas redes.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade
De 12 de dezembro de 2020 a 7 de fevereiro de 2021 (com intervalo entre os dias 21/12 e 03/01)
Onde: nas ruas - Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários),  Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro) e oito Centros Culturais da PBH (nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste) - e nas redes (canal www.youtube.com/espacoufmg, Instagram @espacoufmg e site da mostra (o link será disponibilizado em breve no site www.ufmg.br/espacodoconhecimento)
Classificação: livre