Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Diretoria de Ação Cultural oferta 16 disciplinas da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos; matrículas abrem na próxima semana

alt

A partir do dia 12 de maio, quarta-feira, estarão abertas as matrículas para a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC).  A oferta do primeiro semestre de 2021 traz 16 disciplinas, que contemplam áreas diversas, como música, corporeidades, performances, desenho, escrita criativa, fotografia, vídeo, projetos culturais e muito mais. As inscrições seguem o cronograma publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que tem prazos específicos para alunos da graduação, alunos da pós-graduação e público externo.

Alunos da graduação devem fazer o requerimento online pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) durante a 3ª fase da matrícula, entre os dias 12 e 13 de maio. Os pós-graduandos têm até o dia 17 de maio para o envio de requerimento por meio do e-mail institucional do estudante para a Secretaria das Formações Transversais ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Interessados que não estudam na UFMG também podem solicitar a matrícula na modalidade “disciplina isolada”, mediante disponibilidade de vagas, até o dia 20 de maio. Todas as instruções podem ser acessadas neste link.

As disciplinas oferecem estudos e experiências com variadas abordagens. A Formação inclui o aprofundamento em discussões teóricas e metodológicas, como nas atividades 'Emoções e linguagem nas culturas patriarcal e matrística'; 'Corporeidades Contemporâneas'; 'O Circo e seus saberes: corporais, culturais, éticos e estéticos'; entre outras.  Há também o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades por meio de oficinas, como a 'Oficina de Croquis' e a 'Oficina Experimental de Fotografia e Vídeo: narrativas entre o público e o privado'; E ainda, os laboratórios 'Cultura e Lutas Urbanas'; 'Natureza Política: rupturas, aproximações e figurações possíveis'; e Criação I (Música).

Formação aprofundada em artes e cultura

Desde 2016, a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos é ofertada pela DAC, propondo modos de experimentação, criação e discussão acerca das artes e das culturas, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes. As novas disciplinas de 2021 reforçam a importância da interdisciplinaridade e abordam temas de relevância social. É o caso, por exemplo, de  'Estética Blues: música, psicanálise, cultura e criação', que pretende analisar os elementos subjetivos da expressão musical negra utilizando-se da psicanálise como ferramenta de investigação. Para mais informações sobre essa e outras disciplinas clique aqui.
Você está aqui: Home