Cultura UFMG

left direction
right direction

Circuito Cultural UFMG promove debates e espetáculos sobre Arte e Saúde Mental

Entre os convidados estão Academia Transliterária, Peter Pal Pélbart e mais.

Começa, na próxima quarta-feira (12), o Ciclo Arte e Saúde Mental, promovido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), por meio do projeto Circuito Cultural UFMG. Até o final do mês acontecerão lives, rodas de conversa, espetáculos e sessões comentadas com convidados e grupos artísticos que trabalham na interseção entre arte, cuidado com a saúde mental e resgate da cidadania de pessoas com sofrimento mental. As atividades serão exibidas pelo canal da DAC no YouTube, em parceria com o Comitê Permanente de Saúde Mental e  a Rede de Saúde Mental da UFMG. Os participantes terão direito a certificado, sem necessidade de inscrição prévia.

A abertura do Ciclo será na quarta, dia 12, às 19h, com a roda de conversa Experiências em arte e saúde mental nas universidades. Representantes das universidades federais de Minas Gerais, da Bahia e do Estado do Rio de Janeiro trocarão ideias mediadas pelo ator e professor de teatro do Centro Pedagógico da UFMG, Roberson de Sousa Nunes. Uma delas é a professora de Dança da UFMG, Anamaria Fernandes, que, junto com a professora da Faculdade de Educação Mônica Maria Farid Rahme, coordena o projeto Arte e Diferença, com foco na criação artística acessível.

Também estará presente a psicóloga, atriz e mestre em Artes Cênicas, Renata Berenstein, contando sobre a Rede GERAR de Economia Solidária em Saúde Mental. O projeto de extensão ligado à Universidade Federal da Bahia desenvolve saberes e ações em economia solidária voltados prioritariamente para a inserção social de pessoas em situação de intenso sofrimento psíquico.

Outra convidada é a estudante e atriz Lorena Gonçalves Lima, que irá apresentar a experiência da Oficina de Teatro Circulando, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A oficina é um projeto de extensão direcionado a jovens autistas e psicóticos e seus familiares, que tangencia o campo da dança, do movimento e da terapia.

Diálogos, filme e espetáculo
altAté o final do mês, diversas atividades vão ser transmitidas no canal da DAC no YouTube, a fim de abordar a temática sob diferentes ângulos. Ao longo da Semana de Saúde Mental da UFMG, entre os dias 18 e 21 de maio, quatro coletivos vão compartilhar suas trajetórias, retratando como a expressão por meio da arte beneficia a saúde mental de seus integrantes.  Os vídeos serão lançados diariamente, sempre ao meio-dia.

No Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, o Ciclo recebe o filófoso Peter Pál Pelbart, numa conversa mediada pelo pesquisador de teatro e performance Cassiano Sidow Quilici. Eles refletem sobre a criação em arte e suas relações com a saúde mental, partindo da rica experiência estética e poética da Cia Teatral Ueinzz, uma das pioneiras no país no trabalho profissional em teatro com usuários de saúde mental.  No dia seguinte, 19 de maio, acontece a transmissão ao vivo do espetáculo teatral Porco Solidão, que trata da condição transitória e solitária do ser humano frente a situações que escapam ao seu controle. Já na quinta, dia 20, será a vez de uma sessão comentada do curta Milton Freire - um grito além  da história, com participação do diretor Victor Abreu.

A programação segue na última semana do mês, com duas rodas de conversa. No dia 26, são apresentados relatos de experiências de organizações que atuam na luta antimanicomial através da arte. Finalizando o Ciclo, no dia 28, acontece uma roda de conversa com atrizes que protagonizaram espetáculos em que mulheres com sofrimento mental foram retratadas, colocando em discussão a loucura em cena.  Confira a agenda abaixo:

Ciclo Arte e Saúde Mental - Circuito Cultural UFMG
Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg

12/5 (quarta), às 19h
Roda de conversa Experiências em arte e saúde mental nas universidades
Convidados: Anamaria Fernandes - Projeto Arte e Diferença (UFMG); Renata Berenstein - Rede Gerar (UFBA); Lorena Gonçalves Lima - Oficina de Teatro Circulando (Unirio). Mediação: Roberson Nunes (Centro Pedagógico UFMG)
18/5 (terça), às 19h30
Live Criação e saúde mental: uma conversa com Peter Pál Pelbart, com mediação de Cassiano Sidow Quilici
19/5 (quarta), às 19h
Espetáculo Porco Solidão - teatral virtual ao vivo
Co-criação de Jeane Doucas, Marcelo Miyagi e Roberson Nunes
20/5 (quinta), às 19h
Sessão comentada do curta-metragem Milton Freire - um grito além  da história
Presença do diretor do filme, Victor Abreu, que participará de chat com o público via Zoom. O link será divulgado no dia 20, pelo Instagram e Facebook da DAC (@culturaufmg).
18 a 21/5 (terça a sexta), às 12h
Sessão Vivências Artísticas, com coletivos convidados
18/5 - Academia Transliterária
19/5 - Trem Tan Tan