Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Dicas culturais 

A cultura e a arte são ótimas companheiras neste período de distanciamento social. Acompanhe as ações culturais e artísticas que a UFMG está produzindo na quarentena. Tem exposições, apresentações artísticas e outras atividades interessantes.
 
- Orquestra de Choro da UFMG
- Visite a Galeria Virtual da Escola de Belas Artes da UFMG
O projeto Diálogos: artista e curador, do Centro Cultural UFMG disponibiliza exposições virtuais em formato de vídeos documentários mensalmente nas redes sociais da instituição. A partir de recortes curatoriais cronológicos, os vídeos trazem uma linha evolutiva no tempo e no percurso da criação do artista, oferecendo ao espectador a oportunidade de percorrer virtualmente pelas obras, por meio de simulação 3D, sendo mediado pelos comentários do artista e do curador. Confira três exposições lançadas pelo projeto:
- Arte e vida – Frans Krajcberg 
- Minas Paisagens Devastadas
- Amazônia em Vida/ Amazônia em Chamas
Veja mais:
 
- Siwẽttêt: resistência
A exposição fotográfica retrata diferentes percepções de mundo, sob a perspectiva indígena. As imagens foram registradas pelo antropólogo Edgar Kanaykõ Xakriabá e exibem os povos indígenas nos dias de hoje. Povos que, historicamente, encontram-se na linha de frente das lutas e resistências contra um genocídio iminente: que ameaça seus corpos, sabedoria, natureza e cultura. A mostra fez parte do 52º Festival de Inverno UFMG.
Veja no link: https://bit.ly/2H0otEG
 
- Híbrida: O futuro é retorno
A grafiteira e artivista Criola exibe exposição inédita dos seus trabalhos digitais. A mostra fez parte do 52º Festival de Inverno UFMG.
Veja no link: https://bit.ly/2Ro9pWU
 
- Visita virtual à exposição Mundos Indígenas
A série é composta por seis vídeos, sendo o primeiro uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco uma apresentação dos conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos indígenas participantes da exposição escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG. 
Veja no link: https://bit.ly/3yglXA5
 
- Mostra Universidade Cidade
A mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade foi realizada pelo Espaço do Conhecimento UFMG (vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, com uma programação de projeções, lives e programas itinerantes da Rádio Janela, além de faixas de rua e lambes espalhados pela cidade. 
Veja no link: https://bit.ly/3eTceIl
 
- Mostra PRAE/DAC: criação em tempos de pandemia
A mostra exibe os trabalhos desenvolvidos por 28 estudantes da Graduação e Pós-Graduação da UFMG, contemplados pela chamada de seleção DAC 005/2020. Seja em forma de fotografia, vídeo, documentário, ilustração, ensaios ou outras linguagens, cada um dos projetos buscou abordar as implicações socioculturais relacionadas à pandemia, a partir de uma perspectiva própria. A iniciativa conjunta entre a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) marcou o lançamento do Programa de Fomento Cultural da universidade. 
Veja no link: https://bit.ly/3tZRvqU
 
- Movências: (trans) figurações.livro.tempo
A exposição leva para o ambiente virtual o talento de vários artistas de Belo Horizonte que circulam, trabalham, estudam e integram ações artísticas e culturais no entorno da Praça da Estação. Reúne trabalhos nas áreas de pintura, gravura, desenho, escultura, performance, fotografia, música, artes da palavra, performance, cultura da infância, grafite, instalação, ilustração entre outras linguagens artísticas e culturais. 
Veja no link: https://bit.ly/2QpEU2p
 
- Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas
Essa mostra coreográfica virtual convida sete artistas potentes, plurais e ativos na cena das danças da Grande BH, em maioria danças urbanas ou que tiveram raízes na cultura de pessoas negras. Serão sete vídeos, nos quais cada convidado traduz em forma de conceito coreográfico, uma reflexão acerca da sua trajetória e do tema “Direito à cultura nas quebradas”. 
Veja no link: https://bit.ly/3bso6PB
Você está aqui: Home