Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt

Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove seminário e cursos em programação intensa de atividades online

Na próxima semana, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes participa da 9ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena e da 19ª Semana Nacional de Museus.
 
De 19 a 22 de maio, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove uma série de atividades gratuitas em parceria com a  Mostra Tiradentes em Cena e com a 19ª Semana Nacional de Museus.  A programação inclui seminário sobre produção e gestão cultural, oficina de direção teatral, minicurso e debates que podem ser acompanhados pelo YouTube, Zoom e redes sociais. 
 
Em parceria com a 9ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, acontece o seminário Modos de Produção e Gestão Cultural entre os dias 17 e 19 de maio. Organizado pela professora de Artes Cênicas da UFMG, Heloisa Marina da Silva, o evento realizará três mesas-redondas que serão exibidas pelo canal youtube.com/tiradentesemcena. As inscrições podem ser feitas em www.sympla.com.br/produtor/tiradentesemcena.
 
No dia 17, o tema do debate será Gestão Cultural, Planejamentos de Longo Prazo, com Daniele Sampaio (Sim! Cultura – Campinas), Sérvulo Matias (Grupo teatral Entre&Vista e Superintendente de Cultura e Patrimônio- Tiradentes) e Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural – BH). Na terça, 18, a conversa é sobre Políticas culturais e organização de eventos (festivais), com os convidados Leonardo Lessa (artista e gestor teatral - BH), Cris Diniz (artista e produtore - Corredor Latino-Americano de Teatro) e Felipe de Assis (FIAC-Bahia). Já na quarta-, 19, o tema será Produção de Grupos e Coletivos Teatrais, com a participação de Andrea Rodrigues (Segunda Preta - BH), Tina Dias (Grupo Armatrux– BH), Gustavo e Dominique  (Zap 18 – BH) e Juliano Pereira (Teatro da Pedra – São João Del Rei).  
 
Durante a mostra, o Campus Tiradentes também oferece o minicurso Direção Teatral Na América Latina. Ministrado pela professora da UFMG, Sara Rojo, que também é diretora teatral dos grupos Mayombe e Mulheres Míticas, o curso tem como intuito apresentar ferramentas para  grupos e artistas que desejam potencializar seu trabalho, a partir de reflexões teóricas sobre América Latina e os contextos de criação, metodologias e diálogos com experiências existentes. Os encontros estão programados para os dias 20 e 21 de maio, das 15h às 18h, por meio da plataforma Zoom. São 20 vagas disponíveis para pessoas acima de 18 anos, que podem ser reservadas pelo site sympla.com.br/tiradentesemcena.
 
A programação do festival inclui ainda a mostra MUND’AUMA, realizada com apoio do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. A mostra exibe as criações artísticas elaboradas pelos residentes  da Grupa de Investigação e Reflexão em Arte (GIRA), do Teatro Universitário da UFMG, com curadoria do doutorando da Escola de Belas Artes, Fabricio Trindade. Serão apresentadas criações audiovisuais – vídeo-artes e documentários, foto performances e gravações de textos inéditos - produzidas por  artistas que  se dispuseram a desvelar a si mesmo, suas memórias, histórias e, em ação política, compartilhá-las.
 
19ª Semana Nacional de Museus
No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. E para comemorar, o Museu Casa Padre Toledo, que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, participa da programação virtual da 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo tema este ano é O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.
 
Comemorando 50 anos em 2021, o Museu Casa Padre Toledo reforça sua história e compromisso com a democratização do acesso à cultura também em ambiente digital. No dia 17, segunda-feira, o Museu apresenta em seu Instagram (instagram.com/museupadretoledo), o vídeo Linha do Tempo MCPT, uma retrospectiva da história da Casa e seus diferentes usos. No dia 19, quarta-feira, o Museu realiza uma oficina virtual, com a criação de lanternas divertidas. E no dia 20, quinta-feira, promove o debate sobre o livro O Tiradentes, com o jornalista e escritor, Lucas Figueiredo. O autor, que já recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog, um prêmio Jabuti, entre outros, narra a biografia de Joaquim José da Silva Xavier. Lucas foi  repórter da Folha de S.Paulo, colaborador da rádio BBC de Londres e também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade. 
 
O debate é uma co-realização entre o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, o Projeto República, o Centro de Estudos Mineiros, o Grupo Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos e o Centro de Pesquisa em História da Educação.  Representando cada grupo, estarão presentes a historiadora, cientista política e professora do Departamento de História da UFMG, Heloísa Murgel Starling, os também professores de História, José Newton Meneses, da UFMG, e Álvaro Antunes, da UFOP,  e a  professora Thaís Fonseca, da Faculdade de Educação da UFMG. A transmissão será às 13h, no canal no YouTube do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Fechando a programação da semana, o Museu Casa Padre Toledo lança em seu site uma visita virtual que apresenta todas as salas da Casa, os acervos em exposição e os conteúdos expositivos que foram desenvolvidos a partir do trabalho de pesquisa de vários professores da UFMG e outras instituições. Trata-se de um convite para retornarmos ao museu e pensarmos em outras estratégias de difusão do conhecimento e ampliação do diálogo com diferentes públicos. 
 
SERVIÇO
 
17 de maio (segunda)
Linha do Tempo MCPT
Lançamento do vídeo que traça a história e os usos da casa onde hoje está instalado o Museu Casa Padre Toledo. Pelo Instagram do Museu (@museupadretoledo).
19 de maio (quarta)
Oficina Lanternas Divertidas
Ministrada por Nayara Faria, a oficina que vai ao ar no IGTV do Museu Casa Padre Toledo (@museupadretoledo) propõe a criação de lanternas de diferentes formas e tamanhos. 
20 de  maio (quinta) 
Debate sobre o livro O Tiradentes, com Lucas Figueiredo e convidados
Debate sobre o livro que narra a biografia de Joaquim José da Silva Xavier, com a presença do autor Lucas Figueiredo. A partir das 13h, no canal no YouTube do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
21 de  maio (sexta) 
Visita Virtual ao Museu Casa Padre Toledo
Visita virtual pelas salas, acervos e conteúdos expositivos do Museu, desenvolvidos a partir do trabalho de pesquisa de professores da UFMG e outras instituições. Lançamento no site do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (www.ufmg.br/campustiradentes).
Você está aqui: Home