Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Ciclo de fóruns, que começa no dia 10, vai subsidiar política cultural da UFMGalt

As duas primeiras atividades do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, que terá início nesta quinta-feira, 10 de junho, já recebem inscrições. O ciclo é iniciativa da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), que pretende mobilizar a comunidade acadêmica para a discussão de temas importantes para a afirmação e promoção do direito à cultura na Universidade.

Estão programados 13 encontros, na plataforma Zoom, com transmissão ao vivo e aberta ao público no canal da DAC no YouTube. A programação está disponível no site da UFMG, onde é possível se inscrever para os debates.

O primeiro fórum vai tratar de Cooperação interinstitucional – a ideia é propor metas e ações para o aprimoramento da cooperação nos âmbitos municipal, regional, estadual, nacional e internacional. A conversa será conduzida pelo diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, e pela diretora-adjunta, Monica Ribeiro. Eles receberão Flávia Cruvinel, pró-reitora-adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, Alexandre Molina, diretor de Cultura da Federal de Uberlândia, Anna Rodrigues, produtora cultural da Federal de Alagoas, e Eleonora Motta Santos, coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Federal de Pelotas. Dados e informações relevantes acerca dos impactos da atual política de cooperação interinstitucional da UFMG sobre a cultura serão apresentados pela produtora cultural da DAC Ludmila Soares.

No dia 15 de junho, terça-feira, o tema será a criação de redes de comunicação cultural na UFMG: comunicação integrada, observatório da cultura e uma agenda cultural na Universidade serão abordados.

Quem não puder comparecer aos encontros poderá enviar suas opiniões ou sugestões por escrito, por meio de formulário encontrado no site da iniciativa. É recomendado que as propostas de metas e ações relativas ao tema de cada fórum sejam enviadas até uma semana antes de sua realização, para que sejam apresentadas no encontro.

Mapeamento
Os Fóruns UFMG de Cultura foram iniciados em 2014 pela DAC como espaços públicos de diálogo sobre temas relacionados à cultura e outros de interesse geral. Em 2021, os debates ocorrerão de forma totalmente virtual e vão subsidiar as políticas da Universidade e a construção do Plano de Cultura UFMG 2023-2028.

As sugestões reunidas no ciclo vão se juntar aos resultados da pesquisa do mapeamento cultural em andamento na UFMG, para o aperfeiçoamento da política para o setor. O processo se apoia na participação democrática dos membros da comunidade, na descentralização da gestão da política, na valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto acadêmico.

Datas e temas do Ciclo de Fóruns
10/6 – Cooperação interinstitucional
15/6 – Criação de redes de comunicação cultural na UFMG
17/6 – Universidade e cidade