Cultura UFMG

• PDF

Grupo Sarandeiros apresenta danças mineiras pelo Circuito Cultural UFMG

alt
Nesta quarta-feira, 7, às 19h, o Circuito Cultural UFMG, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), encerra sua programação do primeiro semestre de 2021 com o Sarandeiros. No canal da DAC no YouTube (www.youtube.com/culturaufmg), o grupo apresenta seu trabalho coreográfico inspirado em danças mineiras, retratando a dinamicidade das manifestações tradicionais do estado.

Fundado em 1980, O Sarandeiros é vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Atualmente, é considerado um dos melhores grupos de dança do Brasil voltados para a divulgação da cultura nacional, tendo representado o país em diversos eventos internacionais. Seu trabalho é desenvolvido a partir de extensa pesquisa do folclore e artes populares brasileiras.

Na apresentação pelo Circuito Cultural UFMG, o grupo se volta à expressão cultural de Minas Gerais, trazendo a quadrilha típica, uma homenagem ao Vale do Jequitinhonha com a dança das Lavadeiras, a dança do Catopê (inspirada pelas festas de Congado espalhadas por todo o estado) e a dança do Catira e do Batuque de Viola (na tradução das danças do período dos Festejos das Folias de Reis).

O Circuito
O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

Circuito Cultural UFMG #emcasa: Sarandeiros Dançam Minas Gerais
7/7, às 19h