Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura discute preservação do acervo artístico e dos bens tombados da universidade

alt
A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) dá prosseguimento, nesta quinta-feira, 15 de julho, ao Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, com o debate Patrimônio cultural: acervo artístico e bens tombados. O encontro acontece às 9h, por meio da plataforma Zoom e transmissão ao vivo pelo canal da DAC no YouTube (www.youtube.com/culturaufmg).

O objetivo do debate é colher da comunidade universitária propostas de ações e metas para aperfeiçoar as políticas de preservação do patrimônio artístico e cultural da UFMG. A conversa será conduzida pelo diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, que recebe a coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Verona Segantini, a coordenadora do Acervo Artístico UFMG, Ana Panisset, o diretor do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFMG, Luiz Antônio Cruz Souza, a diretora pró-tempore do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Mariana Lacerda, o professor da Escola de Arquitetura da UFMG, Flávio de Lemos Carsalade, e a coordenadora da Rede de Museus da UFMG, Maria Inês Barreiros Senna.

As inscrições para a reunião estão abertas para a comunidade acadêmica e podem ser feitas no site da iniciativa (www.ufmg.br/mapadacultura). Quem não puder comparecer, tem a oportunidade de enviar opiniões ou sugestões, de forma individual ou coletiva, por meio de formulário também disponível no site do projeto.

Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura
Os Fóruns UFMG de Cultura foram iniciados em 2014 pela DAC como espaços públicos de diálogo sobre temas importantes para a afirmação e promoção do direito à cultura na Universidade. Em 2021, os debates ocorrem de forma totalmente virtual e vão subsidiar as políticas da Universidade e a construção do Plano de Cultura UFMG 2023-2028. A programação completa está disponível no site www.ufmg.br/mapadacultura, onde é possível se inscrever para todos os encontros.

As sugestões reunidas no ciclo vão se juntar aos resultados da pesquisa do mapeamento cultural na UFMG, para o aperfeiçoamento da política para o setor. O processo se apoia na participação democrática dos membros da comunidade, na descentralização da gestão da política, na valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto acadêmico.

Fórum Patrimônio cultural: acervo artístico e bens tombados
15/7, às 9h
Plataforma Zoom e Canal da DAC no YouTube (www.youtube.com/culturaufmg)
Você está aqui: Home