Cultura UFMG

left direction
right direction

UFMG inaugura exposição virtual sobre arte de temática sacra e religiosa

‘Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG’ faz parte das comemorações do centenário da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte
Foto Alberto Lopes - Coleção da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade
“Se é função universitária também inquirir a cultura na qual se inclui, excluir o âmbito religioso seria tão somente impossível”, afirma o texto que introduz a exposição virtual 'Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG', que será inaugurada nesta terça, 24 de agosto, durante evento em comemoração ao Jubileu da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte. Denominada 'Arte e devoção: o sagrado sob o olhar diverso da Universidade', a live será transmitida a partir das 15h, pelo canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (www.youtube.com/culturaufmg). A programação contará também com uma conferência, concerto do Ars Nova-Coral da UFMG e uma mesa-redonda que apresentará o percurso expositivo da mostra.

Idealizada em formato virtual, Figurações pode ser acessada em www.ufmg.br/figuracoes e reúne cerca de cem obras que abordam a temática religiosa, selecionadas a partir do rico patrimônio artístico da UFMG. “Aproveitamos a ocasião dos cem anos da Cúria Metropolitana para revolver nosso acervo e extrair dele uma experiência plural sobre o universo imagético do cristianismo”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG (DAC), Fernando Mencarelli, referindo-se ao Acervo Artístico da UFMG, que reúne mais de 1.700 obras.

Por meio do ambiente virtual da mostra, desenvolvido pelo doutorando da Escola de Belas Artes Pedro Veneroso, o visitante poderá apreciar um conjunto de pinturas, esculturas, gravuras e objetos produzidos em diferentes contextos e que atualmente se localizam na Reserva Técnica do Espaço Acervo Artístico da DAC, no Campus Cultural UFMG em Tiradentes e em outras unidades da universidade. As obras datam dos séculos XVI ao XX e foram organizadas numa narrativa expositiva, que propõe quatro eixos de interpretação: A devoção e o templo; O povo, o rito, a festa; Os modernos e o substrato religioso; A igreja e a montanha. Também será possível navegar por textos escritos por convidados especiais, que revelam aspectos do contexto simbólico e de produção dessas obras.

Foto Beatriz Coelho/Festa do Rosário
Foto: Beatriz Coelho/Festa do Rosário

Ao todo, mais de 30 pessoas participaram do trabalho investigativo e de montagem da exposição, incluindo uma série de vídeo-entrevistas que serão disponibilizadas nos próximos meses, um catálogo e intervenções audiovisuais que acontecerão em Tiradentes e na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Todos esses conteúdos permitem entrever como o fenômeno da religião é constitutivo das mais diversas expressões da nossa sociedade.

“O fenômeno religioso é múltiplo e inerente à aventura humana. De forma que a produção plástica ocidental, longamente endereçada a também figurar o substrato religioso cristão, oferece-nos um panorama complexo de tradições visuais e práticas culturais abrangentes”, comenta o curador Matheus Drumond, que é doutorando em História da Arte da PUC-Rio e professor substituto do Departamento de Teoria e Historia da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora da exposição, Verona Segantini, Figurações é um convite a compreender as criações artísticas em contextos mais amplos, de forma a fazer emergir uma série de práticas simbólicas e culturais que emprestam às imagens seu sentido mais fundamental. “Os objetos, ao figurarem modos de contato com o sagrado ou reminiscências de sua profunda penetração na cultura, convocam uma discussão aberta sobre sistemas de representação, práticas sociorreligiosas, expressões tradicionais e artísticas”, esclarece.

Arte e devoção: o sagrado sob o olhar diverso da Universidade
De natureza acadêmica, o evento em comemoração ao Jubileu da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte começa às 15h do dia 24, com abertura oficial feita pela Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Às 15h30, a professora de História da UFMG e colaboradora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Adalgisa Arantes Campos, ministra a conferência magna Um vínculo com o passado: pérolas da arte e devoção na Arquidiocese de Belo Horizonte. Adalgisa é pesquisadora voluntária do Museu de Arte Sacra em Ouro Preto, e possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e mestrado em Filosofia pela UFMG. Em seguida, o Ars Nova-Coral da UFMG apresenta um concerto de música sacra, preparado especialmente para a ocasião. Por fim, às 16h40, acontece a abertura exposição Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico UFMG, acompanhada de uma mesa-redonda com a professora Verona Segantini e demais membros da equipe que colaboraram com a concepção da exposição.

Programação:
15h - Abertura
15h30 - Conferência Magna  'Um vínculo com o passado: pérolas da arte e devoção na Arquidiocese de Belo Horizonte' - Adalgisa Arantes Campos
16h25 - Concerto do Ars Nova - Coral da UFMG
16h45 - Abertura da exposição 'Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG' e mesa-redonda

SERVIÇO
Live 'Arte e devoção: o sagrado sob o olhar diverso da Universidade' com abertura da exposição 'Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG'
24/8, às 15h
www.youtube.com/culturaufmg