Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Tadeu Franco e Felipe Bedetti fazem show em homenagem aos 25 anos do Polo Jequitinhonha UFMG

alt
Programação comemorativa integra o Circuito Cultural UFMG e vai até o final de setembro

'Parceiragem' é o nome do show produzido pelos cantores e compositores Tadeu Franco e Felipe Bedetti que estreia nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 19h, pelo Circuito Cultural UFMG. Os artistas revelam o resultado deste encontro sinérgico, no canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (www.youtube.com/culturaufmg). De caráter intimista, a apresentação abre as comemorações dos 25 anos do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, vinculado à Diretoria de Ação Cultural. Ao longo de todo o mês de setembro, shows e rodas de conversa gratuitas compõem a programação especial em homenagem ao Vale e ao aniversário do programa.

O show virtual apresenta alguns clássicos do cancioneiro, misturando músicas autorais já conhecidas do público e outras tantas inéditas de ambos os artistas. A mineiridade é expressa de modo universal e atemporal neste maravilhoso encontro de dois artesões da música, que, apesar de terem surgido em épocas distintas, uniram-se pela amizade e admiração mútua.

“Eles possuem excelente qualidade musical, além disso, Tadeu Franco representa bem o Vale”, afirma o produtor cultural, Sérgio Diniz, que também coordena a feira anual de artesanato do Jequitinhonha, que acontece anualmente na UFMG. Natural de Itaobim, na região do Vale, Franco tem realizado diferentes parcerias com Bedetti que, por sua vez, é conhecido por colaborar com nomes de referência no cenário mineiro atual, pelo projeto instrumental Duo Novo e por sua própria carreira solo.

“Este é um ótimo momento para ter esses artistas conosco tanto nas comemorações dos 25 anos do Polo, quanto nesta homenagem ao povo do Vale. Pouca gente sabe, mas Tadeu esteve conosco em uma das feiras do Vale do Jequitinhonha em 2006, há quinze anos. É uma emoção grande tê-lo de volta e esperamos que o povo do Vale se sinta homenageado com essa programação que vai até o dia 30 de setembro”, declara Diniz.

Polo Jequitinhonha
Completando 25 anos de existência em 2021, o Programa Polo Jequitinhonha UFMG nasceu com o objetivo de articular as iniciativas de desenvolvimento regional da Universidade no Vale do Jequitinhonha. Ao longo desse período, desenvolveu mais de 120 ações de ensino, pesquisa e extensão com a população da região, atuando nas mais diversas frentes: saúde, educação, cultura, comunicação, desenvolvimento e geração de renda, direitos humanos e meio ambiente. Ao privilegiar os saberes e a mobilização dos moradores locais, o Polo criou uma rede de articulação na qual os próprios habitantes da região são os agentes das mudanças sociais.

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

1/9, às 19h | Parceiragem
Show de Tadeu Franco e Felipe Bedetti

15/9, às 19h | Grupo Popular Caboclo Surubim
Apresentação com apoio da Secretaria Municipal de Chapada do Norte

16/9, às 19h | Roda de conversa Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Convidados: Angela Freire (Araçuaí); Adriane Coelho Drica (ARCA/Chapado do Norte);  Terezinha Maria Furiati (UFMG); Bárbara Alencar (UFMG) e Luidy Siqueira Santos (UFMG). Moderação: Roberto Nascimento (UFMG)

23/9, às 19h| Roda de conversa Formação e experiências discentes no Programa Polo Jequitinhonha
Convidados: Emanuela São Pedro e Conrado Moreira. Moderação: Daniel Reis Silva (UFMG)

24/9, às 18h30 | Ô Bença
Baixo Centro En[Cena]
Micropeça teatral (Baixo Centro [En]Cena). Atuação: Bya Braga. Direção: Alexandre Brum Côrrea

29/9, às 19h | Viver o Jequitinhonha
Mini-documentário dirigido por Felipe Matos

30/9, às 19h | Roda de conversa Programa Polo Jequitinhonha 25 anos: trajetórias e atuação
Convidados: Marcos Lemos (ALMG), Márcio Simeone Henriques (UFMG) e João Antônio de Paula (UFMG). Moderação: Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG)

SERVIÇO
Circuito Cultural UFMG #emcasa
Parceiragem – show virtual de Tadeu Franco e Felipe Bedetti, em homenagem aos 25 anos do Polo Jequitinhonha UFMG
1/9, às 19h
www.youtube.com/culturaufmg
Você está aqui: Home