Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
Grupo Popular Caboclo Surubim se apresenta no Circuito Cultural UFMG especial pelos 25 anos do Polo Jequitinhonha UFMG

Caboclo Surubimé um grupo de cultura popular constituído por residentes das comunidades quilombola de Poções e Porto Alves. Eles se apresentam no Circuito Cultural UFMG da próxima quarta, 15/9, às 19h, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube. A apresentação integra as comemorações dos 25 anos do programa Polo Jequitinhonha UFMG e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Chapada do Norte. Até o dia 30, shows e rodas de conversa celebram a região do Vale e o aniversário do programa.
 
O grupo existe desde 2012, na zona rural de Chapada do Norte, município do Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Contudo, suas apresentações remontam a tempos ancestrais, com cantigas de roda, danças e versos que foram aprendidos em transmissão oral e repassados de geração em geração dentro dos quilombos.
 
Corina Costa, uma de suas fundadoras, conta que o nome Caboclo Surubimse refere a um local de redemoinho e muito profundo no rio Araçuaí, que corre à margem dos dois quilombos. Ao todo, são 40 mulheres e homens de todas as idades, que brincam e cantam a força e beleza da natureza e da cultura que os rodeia. 
 
POLO JEQUITINHONHA
 
Completando 25 anos de existência em 2021, o Programa Polo Jequitinhonha UFMG nasceu com o objetivo de articular as iniciativas de desenvolvimento regional da Universidade no Vale do Jequitinhonha. Ao longo desse período, desenvolveu mais de 120 ações de ensino, pesquisa e extensão com a população da região, atuando nas mais diversas frentes: saúde, educação, cultura, comunicação, desenvolvimento e geração de renda, direitos humanos e meio ambiente. Ao privilegiar os saberes e a mobilização dos moradores locais, o Polo criou uma rede de articulação na qual os próprios habitantes da região são os agentes das mudanças sociais. Saiba mais em www.ufmg.br/polojequitinhonha.
 
PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA
 
15/9, às 19h | Grupo Popular Caboclo Surubim
         Cantigas de roda, danças e versos
 
16/9, às 19h | Roda de conversa Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha
         Convidados: Angela Freire (Araçuaí); Adriane Coelho Drica (ARCA/Chapado do Norte);  Terezinha Maria Furiati (UFMG); Bárbara Alencar (UFMG) e Luidy Siqueira Santos (UFMG). Moderação: Roberto Nascimento (UFMG)
 
23/9, às 19h| Roda de conversa Formação e experiências discentes no Programa Polo Jequitinhonha
        Convidados: Emanuela São Pedro e Conrado Moreira. Moderação: Daniel Reis Silva (UFMG)
 
24/9, às 18h30 | Micropeça teatral Ô Bença! - Baixo Centro [En]Cena.
        Atuação: Bya Braga. Direção: Alexandre Brum Côrrea
 
29/9, às 19h | Mini-documentário Viver o Jequitinhonha
         Direção: Felipe Matos
 
30/9, às 19h | Roda de conversa Programa Polo Jequitinhonha 25 anos: trajetórias e atuação
        Convidados: Marcos Lemos (ALMG), Márcio Simeone Henriques (UFMG) e João Antônio de Paula (UFMG). Moderação: Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG)
 
 
 
Você está aqui: Home