Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Quem faz cultura na universidade? Pesquisa do mapeamento cultural da UFMG reabre para respostas

alt
Membros da comunidade acadêmica são convidados a responder o formulário online que vai ajudar a mapear os lugares físicos e simbólicos da cultura na UFMG


Se você é estudante, professor, técnico-administrativo ou terceirizado da UFMG, você pode participar da pesquisa do mapeamento cultural da universidade, que inicia nova chamada para respostas aberta até 15 de novembro, por meio de formulário online disponível no link: is.gd/mapadaculturaufmg. Mais informações podem ser acessadas em www.ufmg.br/mapadacultura.

A pesquisa conduzida pela Diretoria de Ação Cultural visa identificar e localizar os agentes que movimentam a cultura dentro e fora da UFMG, com o intuito de descrever brevemente seus campos de atuação, ações e projetos. As ações podem estar relacionadas a diversos campos de conhecimento - das ciências humanas às exatas - e associadas a áreas como acervo, arte de rua, artesanato, cinema, comunicação, cultura digital, cultura LGBTIQ+, pesquisa e ensino, produção cultural, jogos, patrimônio e muito mais. Os espaços de cultura existentes na universidade também podem participar do levantamento, como livrarias, museus, centros de comunicação, editoras, etc.

“A meta é conhecer todas as pessoas que fazem parte da comunidade universitária e atuam na área cultural, inclusive fora dos limites da academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor na sociedade. Vão desde artistas até os alunos que pesquisam e estudam sobre cultura; do gestor de espaço cultural aos trabalhadores da área técnica que dão suporte às atividades; dos coletivos e grupos artísticos àquelas pessoas que ajudam a divulgar a cena artística e cultural de alguma forma. São dezenas de possibilidades e nós queremos conhecer todos”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli.

Além de sondar a real dimensão da atuação cultural universitária e como ela extrapola suas fronteiras, a pesquisa servirá de subsídio para a futura elaboração do Plano de Cultura da UFMG. “Cerca de 800 respostas já foram recebidas, revelando importantes iniciativas. Com a reabertura do formulário esperamos que mais pessoas se identifiquem, a fim de que nossa amostragem seja mais representativa do universo que estamos explorando, e que consigamos reunir informações para o planejamento de uma política cultural mais inclusiva e diversa”, comenta a diretora-adjunta de Ação Cultural e coordenadora da pesquisa, Mônica M. Ribeiro.

Quem pode participar?

Todos os membros da comunidade acadêmica que estudam, pesquisam e trabalham com cultura e arte, ou que contribuem para a divulgação e desenvolvimento das atividades culturais, são convidados a preencher o formulário, que dura entre 5 a 10 minutos para ser respondido. Não é preciso que as ações desenvolvidas estejam vinculadas institucionalmente à UFMG para se participar da pesquisa. São aceitas ações de cunho pessoal, acadêmico ou profissional, realizadas dentro ou fora do ambiente universitário, nas seguintes modalidades de participação:
  • Agente individual (estudantes, pesquisadores, artistas, trabalhadores da área de cultura, professores, técnicos-administrativos, terceirizados, entre outros);
  • Agente coletivo (grupos de pesquisa, de estudo, artísticos, cineclubes, coletivos, feiras, festivais, podcasts, eventos, etc);
  • Agente de espaço cultural (centros de comunicação, de divulgação, livrarias, editoras, museus, etc).
Você está aqui: Home