Cultura UFMG

right direction
  • PDF

alt
Exposição que trata da imagética religiosa em obras de arte inaugura série de entrevistas

Professora nas áreas de conservação-restauração de objetos tridimensionais e pintura da Escola de Belas Artes da UFMG, Luciana Bonadio é a primeira convidada da série #FiguraçõesEntrevista, que compõe a exposição virtual Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG. Esta é a primeira de uma série de vídeo-entrevistas, que serão lançadas semanalmente no site da exposição e nas redes sociais da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade (youtube.com/culturaufmg e instragram.com/culturaufmg).

Neste episódio, a entrevistada fala sobre a parceria firmada em 2014 entre o curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG e o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da qual já foram restauradas mais de 50 obras. “Entrei em contato com o Museu Arquidiocesano na época e, para minha surpresa, eles tinham mais peças em metais e têxteis”, conta Bonadio. Foi quando surgiu a possibilidade de trabalhar em parceria com as igrejas da Região Metropolitana de Belo Horizonte na restauração das esculturas.

Três delas são apresentadas ao longo do vídeo: a escultura de Nossa Senhora da Boa Morte, vinda da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Sabará; a de São Camilo de Léllis, da Matriz de Nossa da Conceição em Raposos; e a de São Domingos de Gusmão, vinda da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Paraopeba. Cada peça inaugura um ano de parceria. “No quinto período do percurso de conservação-restauração de escultura, os alunos, em grupos, fazem os estudos preliminares da escultura, trabalhando a análise iconográfica, formal, histórico, técnica construtiva, suporte, policromia e o estado de conservação, fechando o diagnóstico. No sexto período, é quando se inicia a restauração. No sétimo e oitavo período, começa a parte estética, tratada em outra disciplina”, explica a professora.

Acervo aberto
Inaugurada em agosto deste ano pela DAC, Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG expõe 108 obras produzidas ao longo dos séculos em diferentes contextos, e que atualmente se localizam na Reserva Técnica do Espaço Acervo Artístico da DAC, no Campus Cultural UFMG em Tiradentes e em outras unidades da Universidade.

Concebida com base em um recorte do acervo artístico da UFMG e organizadas em quatro núcleos interpretativos, as esculturas, pinturas, quadros, desenhos e objetos que fazem parte da exposição proporcionam uma experiência plural sobre o universo imagético do cristianismo.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 100 anos da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte.

VISITE A EXPOSIÇÃO

Você está aqui: Home