Cultura UFMG

Exposição que trata da imagética religiosa em obras de arte inaugura série de entrevistas

alt
Exposição que trata da imagética religiosa em obras de arte inaugura série de entrevistas

Professora nas áreas de conservação-restauração de objetos tridimensionais e pintura da Escola de Belas Artes da UFMG, Luciana Bonadio é a primeira convidada da série #FiguraçõesEntrevista, que compõe a exposição virtual Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG. Esta é a primeira de uma série de vídeo-entrevistas, que serão lançadas semanalmente no site da exposição e nas redes sociais da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade (youtube.com/culturaufmg e instragram.com/culturaufmg).

Neste episódio, a entrevistada fala sobre a parceria firmada em 2014 entre o curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG e o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da qual já foram restauradas mais de 50 obras. “Entrei em contato com o Museu Arquidiocesano na época e, para minha surpresa, eles tinham mais peças em metais e têxteis”, conta Bonadio. Foi quando surgiu a possibilidade de trabalhar em parceria com as igrejas da Região Metropolitana de Belo Horizonte na restauração das esculturas.
 
Três delas são apresentadas ao longo do vídeo: a escultura de Nossa Senhora da Boa Morte, vinda da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Sabará; a de São Camilo de Léllis, da Matriz de Nossa da Conceição em Raposos; e a de São Domingos de Gusmão, vinda da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Paraopeba. Cada peça inaugura um ano de parceria. “No quinto período do percurso de conservação-restauração de escultura, os alunos, em grupos, fazem os estudos preliminares da escultura, trabalhando a análise iconográfica, formal, histórico, técnica construtiva, suporte, policromia e o estado de conservação, fechando o diagnóstico. No sexto período, é quando se inicia a restauração. No sétimo e oitavo período, começa a parte estética, tratada em outra disciplina”, explica a professora.

Acervo aberto
Inaugurada em agosto deste ano pela DAC, Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG expõe 108 obras produzidas ao longo dos séculos em diferentes contextos, e que atualmente se localizam na Reserva Técnica do Espaço Acervo Artístico da DAC, no Campus Cultural UFMG em Tiradentes e em outras unidades da Universidade.
 
Concebida com base em um recorte do acervo artístico da UFMG e organizadas em quatro núcleos interpretativos, as esculturas, pinturas, quadros, desenhos e objetos que fazem parte da exposição proporcionam uma experiência plural sobre o universo imagético do cristianismo. 
 
A iniciativa faz parte das comemorações dos 100 anos da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte.
 

VISITE A EXPOSIÇÃO

Você está aqui: Home