Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Circuito Cultural UFMG realiza Encontro de Violas na Semana do Servidor

alt

Nesta quarta, 10 de novembro, às 19h, estreia, pelo Circuito Cultural UFMG, o ‘Encontro de Violas’, show com Quincas da Viola, Wilson Dias, Gustavo Guimarães e participação especial de Dito Rodrigues. A apresentação virtual, que será transmitida simultaneamente em dois canais no YouTube (youtube.com/culturaufmg e youtube.com/cacufmg), integra a programação da Semana do Servidor UFMG 2021 e é uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH).  

Natural do Vale do Rio Doce, Quincas da Viola passou sua infância ouvindo o pai tocar sanfona em todas as manifestações culturais da região. Aos 11 anos, despertou interesse pela viola e não parou mais, chegando a fundar, em 1985, o Trio Trem de Minas. Ao longo dos anos construiu uma sólida carreira, interpretando músicas de raiz e canções regionais, e conquistando público de todas as idades em diferentes espaços e eventos do Brasil.

Wilson Dias é violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D'água, no Vale do Jequitinhonha. Ele traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos dos mestres da cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo e com asas que voam mundo afora. São canções das matas e dos vales, das montanhas e do sertão, lembrando a beleza da vida que mora nos pequenos detalhes.  

Gustavo Guimarães nasceu em Diamantina-MG, é músico e produtor. Gravou três álbuns dedicados à viola caipira e à música regional mineira. Participou também do Grupo Viva Viola, onde ajudou a produzir outros dois álbuns. Seu trabalho mais recente é o álbum Canções de São Francisco, no qual aborda temas como a proteção ao meio ambiente e o autoconhecimento.

Circuito Cultural UFMG
O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

Semana do Servidor UFMG
Entre os dias 8 e 13 de novembro, a Semana do Servidor, realizada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG, promove atividades formativas e culturais com temas de interesse do trabalhador da Universidade, além de contribuir para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos para os servidores técnico-administrativos em educação da UFMG. Nesta edição de 2021, o evento tem como temática ‘Avanços e Retrocessos na Legislação do Servidor Público Federal – Desafios e Possibilidades’, com programação virtual e presencial. Mais informações podem ser acessadas no site: www.ufmg.br/semanadoservidor


SERVIÇO
Circuito Cultural UFMG na Semana do Servidor
Encontro de Violas: Quincas da Viola, Wilson Dias e Gustavo Guimarães (Participação: Dito Rodrigues)
10/11, às 19h
www.youtube.com/culturaufmg
Você está aqui: Home