Cultura UFMG

Circuito Cultural UFMG realiza Encontro de Violas na Semana do Servidor

Circuito Cultural UFMG realiza Encontro de Violas na Semana do Servidor

alt

Nesta quarta, 10 de novembro, às 19h, estreia, pelo Circuito Cultural UFMG, o ‘Encontro de Violas’, show com Quincas da Viola, Wilson Dias, Gustavo Guimarães e participação especial de Dito Rodrigues. A apresentação virtual, que será transmitida simultaneamente em dois canais no YouTube (youtube.com/culturaufmg e youtube.com/cacufmg), integra a programação da Semana do Servidor UFMG 2021 e é uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH).  

Natural do Vale do Rio Doce, Quincas da Viola passou sua infância ouvindo o pai tocar sanfona em todas as manifestações culturais da região. Aos 11 anos, despertou interesse pela viola e não parou mais, chegando a fundar, em 1985, o Trio Trem de Minas. Ao longo dos anos construiu uma sólida carreira, interpretando músicas de raiz e canções regionais, e conquistando público de todas as idades em diferentes espaços e eventos do Brasil.

Wilson Dias é violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D'água, no Vale do Jequitinhonha. Ele traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos dos mestres da cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo e com asas que voam mundo afora. São canções das matas e dos vales, das montanhas e do sertão, lembrando a beleza da vida que mora nos pequenos detalhes.  

Gustavo Guimarães nasceu em Diamantina-MG, é músico e produtor. Gravou três álbuns dedicados à viola caipira e à música regional mineira. Participou também do Grupo Viva Viola, onde ajudou a produzir outros dois álbuns. Seu trabalho mais recente é o álbum Canções de São Francisco, no qual aborda temas como a proteção ao meio ambiente e o autoconhecimento.

Circuito Cultural UFMG
O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

Semana do Servidor UFMG
Entre os dias 8 e 13 de novembro, a Semana do Servidor, realizada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG, promove atividades formativas e culturais com temas de interesse do trabalhador da Universidade, além de contribuir para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos para os servidores técnico-administrativos em educação da UFMG. Nesta edição de 2021, o evento tem como temática ‘Avanços e Retrocessos na Legislação do Servidor Público Federal – Desafios e Possibilidades’, com programação virtual e presencial. Mais informações podem ser acessadas no site: www.ufmg.br/semanadoservidor


SERVIÇO
Circuito Cultural UFMG na Semana do Servidor
Encontro de Violas: Quincas da Viola, Wilson Dias e Gustavo Guimarães (Participação: Dito Rodrigues)
10/11, às 19h
www.youtube.com/culturaufmg
Você está aqui: Home