Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Circuito Cultural UFMG promove diálogos sobre Cultura, Juventudes e Direitos em ciclo de fóruns e apresentações artísticas

alt
De novembro a dezembro, a programação extensa de atividades inclui convidados como Allan da Rosa, Coletivo Negras Autoras, Grupo de Teatro Mulheres de Luta, Padre Mauro Silva/Muquifu e mais.
 
Começa nesta quarta-feira (17/11), o ciclo Cultura, Juventudes e Direitos, promovido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), por meio do projeto Circuito Cultural UFMG. Até o início de dezembro, acontecerão lives, palestras, rodas de conversa, espetáculos e intervenções artísticas sobre políticas culturais e juventude. Em pauta, temas como protagonismo negro, diversidade, ações afirmativas, cidadania, desigualdade social, vivência trans, entre outros. As atividades serão exibidas pelo canal da DAC no YouTube (youtube.com/culturaufmg) e estão vinculadas ao projeto Políticas de Cultura para a Juventude e Coletivos da Zona Cultural da Praça da Estação da DAC.
 
A abertura da programação está inserida no Fórum Juventudes, Corpo e Racismo, que tem curadoria de Marcos Antônio Alexandre, professor e pesquisador da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. O evento tem início nesta quarta, (17/11), às 17h, com a palestra ‘Corpos de Pretos: Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral’, do editor, educador e escritor Allan da Rosa. Com seu trabalho literário-educativo e sua militância afrocultural, Allan já esteve em universidades de Cuba, Moçambique, EUA, Colômbia, Bolívia e Argentina. A mediação da live será de Harion Custódio, doutorando em estudos literários da FALE.
 
Mais tarde, às 19h, estreia um documentário em curta-metragem do Coletivo Negras Autoras. O coletivo surgiu em 2014,  reunindo multiartistas negras e  fortalecendo o protagonismo de mulheres que já vinham de outras trajetórias na cena musical de Belo Horizonte. Formado por Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho, o grupo utiliza sua sintonia artística para falar de percursos e posicionamentos das mulheres negras na sociedade. O curta percorre um período que se inicia em 2015, quando o Coletivo faz sua estreia nos palcos, e vem até os dias atuais.
 
O Fórum Juventudes, Corpo e Racismo segue durante os dias 18, 24 e 25 de novembro, sempre a partir das 17h. Entre as atividades, haverá a palestra ‘O Racismo Religioso na Base do Racismo Estrutural’, no dia 24, com Padre Mauro Silva, diretor e curador do MUQUIFU - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos; e no dia 25, o trio Afrolíricas se apresenta após a roda de conversa ‘Corpos Negros em Movência’. 
 
A partir do dia 30 de novembro tem início o Fórum Superando o Racismo e a Transfobia: ações afirmativas, acesso e permanência na Universidade, com curadoria de Daniely Roberta dos Reis Fleury, diretora de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG. Este fórum segue até 1º de dezembro, destacando a luta contra o racismo e a transfobia. No dia 30, a apresentação é da estudante trans do curso de Química da UFMG, Lavinny Morais Lima, e no dia 1º, a apresentação é do estudante do curso de Direito da UFMG e membro da Rede Afro LGBT, Gustavo Ribeiro. Entre as atividades, tem vídeo-performance, relatos de experiências, debate sobre saúde da população trans preta e, no encerramento, apresentação da artista Bixarte (Bianca Manicongo) que traz como referências a religiosidade no Candomblé e sua identidade sexual.
 
O Fórum Juventudes, Corpo e Racismo e o Fórum Superando o Racismo e a Transfobia: ações afirmativas, acesso e permanência na Universidade integram o Novembro Negro UFMG 2021, que este ano reflete sobre a importância de consolidar e ampliar ações afirmativas de acesso e permanência, visibilizando a presença de pessoas negras na Universidade e a importância das vozes, corpos e identidades plurais.   
 
Além dos fóruns, o ciclo Cultura, Juventudes e Direitos do Circuito Cultural UFMG promove também uma programação em parceria com a Jornada dos Direitos Humanos (UDH/Proex), entre os dias 6 a 10 de dezembro. As atrações incluem: um vídeo-documentário sobre as danças urbanas em Belo Horizonte com a participação de 14 artistas da Grande BH; o vídeo-performance-autoral 'CAROLINAS', do Grupo de Teatro Mulheres de Luta, fundado em 2017 com as moradoras da Ocupação Carolina Maria de Jesus; e a apresentação Sarau de Quebrada, que reúne poetas e slammers de toda a região metropolitana de BH.
 
Haverá ainda três atividades que são desdobramentos da Exposição Movências (www.movencias2021.com), inaugurada durante o 15º Festival de Verão UFMG: Projeções Bárbaras traz cinco dias de projeções verbovisuais e sonoras em edifícios da região da Praça da Estação; Flyer em Fluxo faz intervenção em espaços públicos diversos; eTransfluências realiza uma roda de conversa entre curador e artistas da exposição.
 
Por fim, o Circuito Cultural UFMG realiza duas lives com o projeto 'Furo: Escutas em Psicanálise', para refletir sobre dois tópicos: as ações do projeto, que propõe a ampliação da escuta clínica psicanalítica no território da cidade, e as insurgências de diversos coletivos brasileiros de atendimento gratuito em espaços públicos.

Esta edição do Circuito Cultural UFMG conta com a parceria da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG), da Universidade dos Direitos Humanos (PROEX/UFMG), Centro de Estudos Africanos (DRI/UFMG) e Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte. 
 
Confira a agenda abaixo:
 
Cultura, Juventudes e Direitos - Circuito Cultural UFMG
Transmissão pelo www.youtube.com/culturaufmg
 
Fórum Juventudes, Corpo e Racismo

17/11 (quarta)
●   17h: Abertura. Palestra Corpos de Pretos: Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral por Allan da Rosa. Mediação: Harion Custódio (FALE/UFMG)
●   19h: Documentário em curta-metragem, do Coletivo Negras Autoras.
 
18/11 (quinta)
●   17h: Roda de conversa Os Múltiplos Lugares das Mulheres Pretas nas Artes. Convidadas: Graziele Sena; Lucimélia Romão e Negah Thé. Mediação: Nayara Leite
●   19h: Cenas Curtas: Fiandeira, com Rainy Campos (12 min.); Uma, Outra, com Breve Cia (15 min.); E eu não sou uma mulher?, com Juliane Lellis (7 min.)
 
24/11 (quarta)
●    17h: Palestra ‘O racismo religioso na base do racismo estrutural’, com Padre Mauro Silva. Mediação: Deydson.
●    19h: Cenas Curtas: Ebó, com Anderson Ferreira (17 min.); Raiz D’água, com Iasmim Alice (14 min.)
 
25/11 (quinta)
●    Roda de conversa Corpos Negros em Movência. Convidados: Coletivo Mulheres da Quebrada (com Scheylla Bacellar), Grupo Identidade (Pablo Xavier) e Rodrigo Negão.
●    Performance poética Bota o Espírito pra Falar!, do trio Afrolíricas
 
Fórum Superando o Racismo e a Transfobia: ações afirmativas, acesso e permanência na Universidade

30/11 (terça)
Apresentadora: Lavinni Morais Lima
●   17h30: Abertura. Vídeo-performance TRANSformando o pensamento. A historiadora e comunicadora Giovanna Heliodoro (Instagram @transpreta) apresenta reflexões sobre os direitos e as identidades Travesti e Transexual. Logo após, representantes da Diretoria de Ação Cultural e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis falam sobre os Fóruns em articulação com o tema do Novembro Negro UFMG 2021
●   18h: Mesa Ações Afirmativas para Acessar e Permanecer. Convidados e convidadas: Prof. Dr. Acácio Almeida Santos (UFABC); Prof. Leonardo Peçanha (Liga Transmasculina Carioca e Fonatrans); Nickary Aycker (TransVest - cursinho popular); e Raul Capistrano (UFMG).
●   20h: Apresentação artística Te falta ar?, de Sarah Vá Moreira, atriz e aluna da Escola de Belas Artes/UFMG
 
1/12 (quarta)
Apresentador: Gustavo Ribeiro
●    18h: Mesa Transição e juventude: o início de grandes mudanças. Educadores pares do projeto PrEP 15-19 (Faculdade de Medicina da UFMG) e convidades promovem um bate-papo sobre essas duas grandes mudanças que os corpos trans passam.
●    19h30: Show da cantora, mc e performer paraibana Bixarte. Encerramento do Fórum e do Novembro Negro UFMG 2021.
 
Programação DAC em parceria com a Jornada dos Direitos Humanos (UDH/Proex)

●    Exposição Movências - desdobramentos. Projeções - Dias:  6, 7, 8, 9 e 10 de dezembro, entre 18h e 21h; Performance Flyer em Fluxo - Dias: 6, 7, 8, 9 e 10 de dezembro, entre 17h e 20h;  Roda de conversa Transfluências - Dia 7/12, às 19h. Partcipantes: Fernando Mencarelli (diretor de Ação Cultural da UFMG), Wilson de Avellar (artista, curador da exposição,coordenador de Artes Visuais ELA/Arena), Jonata Vieira (artista e expositora), Isabel Miranda (artista e expositora) e  Rafael Fernandes (artista-professor ELA/Arena).
●    Lives com o projeto Furo: Escutas em Psicanálise. Dias:6/12, às 18h, e 7/12, às 17h30
●    Vídeo-documentário das danças urbanas em Belo Horizonte #MovimentoEmCenaBH (35 min). Dia: 9/12, às 21h
●    Vídeo-performance-autoral CAROLINAS - Grupo de Teatro Mulheres de Luta. Dia: 10/12, às 17h.
●    Vídeo Sarau de Quebrada (40 min). Dia: 10/12, às 20h.
Você está aqui: Home