Cultura UFMG

left direction
right direction

Pró-reitor de Cultura anuncia consulta pública sobre política cultural da UFMG

O pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, anunciou na última semana o lançamento de uma consulta pública que definirá, junto à comunidade acadêmica, as diretrizes para a Política de Cultura da UFMG e o Plano de Ação para os próximos cinco anos. O anúncio-convite foi feito em vídeo publicado no último sábado (23), durante o encerramento do 54º Festival de Inverno UFMG. Para assistir, basta acessar youtube.com/culturaufmg.

"Por uma política de cultura para a universidade" foi o tema-manifesto da última edição do Festival, que durou seis dias e refletiu sobre as conquistas e os desafios relacionados à gestão cultural no contexto universitário. Durante o evento, o público foi apresentado a diversas iniciativas que já foram ou estão sendo implementadas pela recém-criada Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult). Por exemplo, o mapeamento dos agentes culturais presentes na universidade, o credenciamento da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade como fundação de apoio a gestão de projetos culturais, e a criação de um Observatório da Cultura.

Além de convidar para a consulta que deve ser realizada neste segundo semestre de 2022, no vídeo, Mencarelli relembra o longo processo de institucionalização da Procult e cita que a conquista é um sinal "claro do propósito de fortalecimento do campo da cultura em nossa universidade". O pró-reitor afirma ainda que a UFMG está se preparando "para uma nova fase em que a universidade pública avance ainda mais em seu papel como instituição científica e cultural, reconhecendo a priorização da cultura em seu projeto acadêmico".

De acordo com Mencarelli, um dos principais fundamentos que tem conduzido a ação institucional na área é o reconhecimento da transversalidade da cultura em relação aos diversos campos de conhecimento, territórios e esferas de gestão. Por isso, enfatiza a necessidade da participação de todos os setores e unidades da UFMG na consulta. "A UFMG tem um ecossistema cultural muito rico e capilarizado que será diretamente beneficiado por uma política cultural definida de forma participativa e continuamente atualizada", declara.

As informações sobre as datas e os meios de realização da consulta pública serão divulgadas em breve aqui no site (www.ufmg.br/cultura) e também pelas redes sociais da Procult (@culturaufmg).

Você está aqui: Home