Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG acontece em setembro

Entre os dias 12  e 17 de setembro, acontece a 21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG.O evento, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, é gratuito, aberto ao público e acontece na Praça de Serviços do campus Pampulha. 
 
O Vale do Jequitinhonha, localizado na região sudeste do Estado, é reconhecido por uma vasta produção de artesanato, arte,  bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros bens culturais. A feira de Artesanato é uma oportunidade para dar visibilidade a esse rico patrimônio cultural, além de viabilizar o diálogo entre artesãos e artistas da região, universidade e comunidade local.Nesta edição, representantes de 27 municípios, 43 associações e 90 expositores, incluindo os povos indígenas Aranã e Pankararu-Pataxó, da Aldeia Cinta Vermelha, de Araçuaí, participam da feira.
 
Maria das Dores Pimentel, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, lembra que “a feira não é somente um espaço para venda, é mais do que isso, um espaço de encontro. É fundamental que a comunidade universitária e a população de BH conheçam esses saberes ancestrais, tão importantes quanto os acadêmicos”.
 
O produtor cultural e coordenador do evento, Sérgio Diniz, destaca que a feira é "resultado da articulação de diferentes órgãos da UFMG e também do apoio financeiro de diversas entidades, que entendem o momento de crise pelo qual a universidade pública passa, bem como a importância social de uma iniciativa como essa.” 
 
O evento também conta com a apresentação dos artistas Déa Trancoso, Nino Aras, Paulo Mourão e Wilson Dias, além do Grupo Meninas de Sinhá. Além deles, haverá ainda uma instalação artística plástico-sonora do artista visual Pierre Fonseca, natural de Araçuaí. 
 
Breve histórico
 
A ideia de realizar um evento que pudesse colocar os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na capital mineira surgiu em setembro de 2000, período da Semana do Conhecimento da UFMG. No ano seguinte, foi decidido que era melhor realizá-la na semana que antecede o Dia das Mães, data comercialmente mais favorável.
 
Em 2003, realizou-se um diagnóstico do artesanato do Vale com os artesãos presentes. Também foram criadas publicações para orientá-los no sentido de organização de cooperativas e associações, uma demanda deles próprios.  
 
Desde então, na tentativa de promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, artesãos têm ministrado diversas oficinas como de cerâmica, trançado em taboa, bordado, tecelagem, dentre outras, na Escola de Belas Artes e no Centro Pedagógico da UFMG. 
 
Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia de coronavírus, foi realizada uma mostra virtual pelo Polo Jequitinhonha em seu site, que foi também divulgada em redes sociais. 
 
Neste ano, será realizada a 21ª edição em setembro. Em 2023, a feira voltará a ser realizada em seu período tradicional, que é a semana que antecede o Dias das Mães, em maio. 
 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 
Cartas ao Vento – show de Dea Trancoso
12 de setembro, segunda-feira,  às 12h30h 
 
Terreiro da Resistência – show de Paulo Mourão e Adriana Lopes
13 de setembro, terça-feira, às 12h30h 
 
Nino Aras – show musical
14 de setembro, quarta-feira, às 12h30h 
 
Meninas de Sinhá – show musical
15 de setembro, quinta-feira, às 17h30h  
 
Encantos de Minas -  Wilson Dias
16 de setembro, sexta-feira, às 12h30h 
 
Local: Praça de Serviços- Campus Pampulha
 
Sinfonia, instalação artístico-sonora de Pierre Fonseca, apresentação em todos os dias 
 
 
Você está aqui: Home