Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt


Elza Có e Gesilene Pataxó, artesãs do Jequitinhonha, recebem homenagem na UFMG

A 21ª edição da Feira do Jequitinhonha encerrou-se neste fim de semana com homenagem a duas importantes mestras do artesanato mineiro.

Desde 2009, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG presta homenagem a mestras e mestres de ofício da região. Em 2022, não foi diferente. Na última sexta-feira, dia 16, às 17h30, a mestra Gesilene Pataxó e a guardiã da cultura Elza Có receberam a honraria durante a 21ª edição do evento. O reconhecimento ao trabalho desempenhado pelas artesãs ao longo dos anos foi um dos destaques da Feira, que aconteceu no campus Pampulha da UFMG entre os dias 12 e 17 de setembro.
                                                                                                                                                                   
alt
De acordo com Sérgio Diniz, produtor cultural da UFMG e coordenador da Feira, a homenagem ocorrida na última sexta foi um reconhecimento do trabalho destas artesãs, que  são tão prestigiadas em suas comunidades. Elas também receberam uma premiação no valor de 3 mil reais, cada, com o objetivo de "fortalecer e valorizar seus trabalhos como promotoras da cultura, estimulando ainda mais ações semelhantes”, afirma o produtor. 

Com 87 anos, Elza Pereira de Andrade, mais conhecida como dona Elza Có, é uma artesã nascida e criada no município de Jequitinhonha. De família humilde, sendo a sexta de 22 filhos, aprendeu desde cedo a costurar e a bordar. Sua habilidade precoce pela arte não se limitou a produção de bordados, tricôs e cortes de costura, mas se estendeu a criação de cerâmicas e argilas, com as quais ajudou a sustentar sua família. Mais tarde, aos 59 anos passou a coordenar o evento anual Boi de Janeiro e as negas de Heraldo. Devido aos seus feitos, ela recebeu o título de símbolo cultural de Jequitinhonha. Hoje, apesar da idade avançada, Elza não quer descansar e pretende continuar com seus projetos, como afirma em entrevista no canal Cultura UFMG no YouTube.

Gesilene Braz da Conceição é uma líder Pataxó de 45 anos e mestra detentora de saberes ancestrais. Desde os oito anos, dedica-se ao artesanato e ao ensino do ofício para os mais jovens de sua comunidade. A partir da adolescência, começou a comercializar suas criações para ter uma renda, o que dificultou a continuidade dos seus estudos. Os percalços, porém, não a fizeram desistir e, após 20 anos sem estudar, conseguiu concluir os estudos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde ela relata na entrevista disponível no YouTube da Pró-reitoria de Cultura da UFMG. Mais tarde, realizou o sonho de se formar em Pedagogia e tornar-se alfabetizadora. Atualmente, ela vive na comunidade Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, em Araçuaí, Minas Gerais, onde atua como educadora infantil, realizando um sonho antigo. 
 
Você está aqui: Home