Cultura UFMG

left direction
right direction

alt
Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura consulta comunidade acadêmica sobre ações estratégicas para o setor

Objetivo é incentivar a participação da comunidade na construção das políticas culturais da universidade; inscrições estão abertas

Começa nesta segunda, dia 12, mais uma rodada do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura que, nesta edição, irá envolver a comunidade universitária na seleção das ações que vão guiar a elaboração do futuro Plano de Cultura da UFMG.  A consulta pública é aberta a todos aqueles que possuem vínculo com a UFMG (estudantes do ensino fundamental, médio, profissionalizante, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, profissionais terceirizados e docentes) e vai até 16 de dezembro, por meio de 10 fóruns temáticos realizados pela plataforma Zoom, com direito a certificado de participação.

Esta é a segunda edição do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, cujo objetivo principal é dialogar com a comunidade da UFMG afim de subsidiar as políticas culturais da universidade. Em 2021, ainda durante a pandemia de Covid-19, foram realizados 13 fóruns participativos, nos quais foram discutidos importantes temas para a afirmação e promoção do direito à cultura no ambiente universitário. Ao final dos encontros, foi elaborado um documento-síntese reunindo as sugestões encaminhadas pelos participantes em áreas como comunicação, transversalidade e descentralização da cultura, cooperação institucional e patrimônio cultural, financiamento e avaliação de políticas culturais, grupos e espaços culturais acadêmicos, entre outras.

Ao todo, 190 ações estratégicas foram propostas pelos participantes, que iam desde a capilarização do setor cultural no cotidiano da Universidade, até a institucionalização de novos modelos de financiamento para o setor. De acordo com a pró-reitora adjunta de Cultura, Mônica Medeiros Ribeiro, o desafio atual é ordenar essas ações de forma a priorizar aquelas que são fundamentais e possíveis de serem desenvolvidas em um plano de curto e médio prazo pela UFMG. “A partir de segunda-feira vamos dar início a uma jornada de dez fóruns temáticos, em que todos da UFMG terão a oportunidade de elencar coletivamente até 50 ações estratégicas entre as 190 sugeridas durante a edição 2021 do Ciclo. Serão escolhidas as cinco ações de cada tema que receberem mais votos”, explica.

Inscrições abertas
Os interessados em participar do Ciclo podem se inscrever em www.ufmg.br/mapadacultura para receber por e-mail o link de acesso às salas do Zoom, onde acontecerão os debates. Quem tiver interesse, mas não puder participar dos encontros, pode ler previamente no site as ações e enviar suas considerações por meio de formulários próprios disponíveis no endereço eletrônico. Os formulários ficarão abertos até o início da realização de cada fórum, para que as sugestões recebidas possam ser compartilhadas entre os membros do fórum. Confira abaixo as datas e temas do Ciclo:

12/12 (segunda)
9h30 – Fórum Criação de redes de comunicação cultural na UFMG
14h30 – Fórum Transversalidade da cultura: ensino, pesquisa, extensão e política estudantil

13/12 (terça)
9h30 – Fórum Transversalidade da cultura: relações internacionais, inovação e pós-graduação
14h30 – Fórum Patrimônio Cultural: saberes da tradição e artes

14/12 (quarta)
9h30 – Fórum Patrimônio cultural: acervos e bens tombados
14h30 – Fórum Universidade, cidade e cooperação interinstitucional

15/12 (quinta)