Cultura UFMG

O ciclo de conferências “Futuro, essa palavra” traz o sociólogo Juca Ferreira

alt
O ciclo de conferências “Futuro, essa palavra” traz o sociólogo Juca Ferreira e o lançamento do livro Mundos possíveis: culturas em pensamento

O livro tem a participação de intelectuais e artistas importantes no cenário brasileiro e é resultado do 52º Festival de Inverno da UFMG, realizado em 2020.

No dia 12 dezembro, a UFMG irá promover a conferencia “A cultura na retomada da democracia”, com o sociólogo e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. Na programação do evento, que faz parte da série “Futuro, essa palavra”, acontece ainda o lançamento do livro, Mundos possíveis: culturas em pensamento (Editora UFMG), fruto do 52º Festival de inverno da UFMG, realizado em 2020, e organizado por Mônica Medeiros Ribeiro e Fernando Mencarelli.
 
Criado em 1967 e com 55 edições, o Festival de Inverno da UFMG é o mais antigo do país e o primeiro a promover múltiplas linguagens artísticas. Em 2020, por causa da pandemia, seu formato foi reinventado. Com o tema “Mundos possíveis, culturas em pensamentos”, que dá nome ao livro, e inspirado na crise de saúde pública e humanitária que o mundo vivia, o festival promoveu o diálogo crítico e reflexivos sobre os mundos possíveis e impossíveis que precisavam emergir a partir de então. Pesquisadores, artistas, intelectuais, filósofos, mestre de tradição, como Ailton Krenak, Angélica Freitas, Nêgo Bispo, Denilson Baniwa, Pablo Gobira, Eneida Maria de Souza, Roger Deff, Bernardo Jefferson de Oliveira, Cao Guimarães, Juca Ferreira, entre outros, encaminharam a imaginação de mundos possíveis. Juntos, convidados e equipe curatorial, esboçaram outros desenhos, outras possibilidades de ler e viver o mundo.
 
Segundo a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, que assina o prefácio da obra, o livro traz mundos alternativos, saberes plurais, diálogos cada vez mais necessários: “se aprendemos algo neste processo doloroso de enfrentamento de uma pandemia é que é preciso preservar, defender e celebrar a vida”. E reitera que esse trabalho sublinha o empenho da UFMG em promover a coexistência dos saberes indígenas, artísticos e acadêmicos em momento desafiador, mas também de esperança em tempos melhores. O resultado é uma obra polifônica com 21 textos sobre assuntos contemporâneos nos campos das artes e suas reverberações.
 
O evento acontece a partir das 19h30, no Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, centro, Belo Horizonte-MG). O preço do livro é R$ 30,00.
 
Mundos possíveis: culturas em pensamento
Mônica Medeiros Ribeiro e Fernando Mencarelli (org.)
Editora UFMG
2022, 1ª edição, 260 p. 
ISBN: 978-65-88592-03-08
Preço: R$30,00
 
Serviço:
Evento: Lançamento do livro Mundos possíveis: culturas em pensamento
Data: 12/12/2022
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro – Belo Horizonte-MG)
Programação:
19h30 – Mesa de abertura com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, a pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG, Mônica Medeiros Ribeiro e Juca Ferreira
19h50 – Conferência “A cultura na retomada da democracia”, com Juca Ferreira.
 
Minibio: Juca Ferreira é sociólogo, ex ministro da Cultura (2008 e 2014), ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo (2013) e presidente da Fundação Municipal de Cultural de Belo Horizonte (2017).
 
Você está aqui: Home