Cultura UFMG

Começa nesta segunda-feira a Festa do Livro UFMG, evento que agrega atrações culturais à tradicional

Começa nesta segunda-feira a Festa do Livro UFMG, evento que agrega atrações culturais à tradicional feira literária 

alt
Novo formato é resultado de parceria entre a Pró-reitoria de Cultura da UFMG e a Editora da Universidade, reunindo canto coral, dança folclórica e música infantil na programação
 
Em sua primeira edição pós-pandemia, a Festa do Livro UFMG será realizada de 27 a 30 de março no Campus Pampulha. Antes conhecido como Feira Universitária do Livro da UFMG, o evento teve a sua 11º edição, programada para março de 2020, suspensa em razão da pandemia de Covid-19. Agora em 2023, após um hiato de 3 anos, retorna com uma nova roupagem e um novo nome, Festa do Livro UFMG. A principal novidade são os eventos culturais que se somam à tradicional feira, por meio de parceria com a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult). Toda a programação é gratuita.
 
A Pró-Reitora Adjunta de Cultura, professora Mônica Ribeiro, explica que essa parceria dá continuidade a uma série de ações que a Procult e a Editora UFMG vêm construindo ao longo dos últimos anos. No caso da Festa do Livro, coube à Pró-Reitoria de Cultura a curadoria das atividades artístico-culturais que fazem parte do evento. “A escolha da nossa equipe de curadores foi feita tendo como objetivo fortalecer e apresentar para a comunidade interna e externa a nossa produção artístico-cultural aqui na UFMG”, afirma Mônica Ribeiro. 

A programação cultural começa já na segunda-feira, 27 de março, às 12h30, na Praça de Serviços, com a performance Remetente, da atriz Adelita Siqueira. No espetáculo, ela interpreta a personagem Consthancia, uma escritora que convida os passantes a sentarem diante de sua máquina para receber uma carta em formato de poesia. A remetente é ela mesmo e o destinatário é quem aceitar o convite  de Consthanica para olhar em seus olhos. Adelita Siqueira explica que a performance só é possível pela participação efetiva do público. "Ela acontece para as pessoas, com as pessoas e por meio das pessoas. Cada participante precisa estar disposto a entregar alguns minutos de si e se permitir ser observado, lido e transformado em poesia."
 
No dia 28, terça-feira, o Ars Nova-Coral da UFMG apresenta o concerto Canto Literário, às 17h30, no auditório da Reitoria. Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o repertório traz obras com poemas de Cassiano Ricardo, Fernando Pessoa e Décio Pignatari, um texto literário de Fernando Brant, além de uma homenagem a Milton Nascimento, com arranjos de Lincoln Andrade e Fred Natalino. “Para a participação do Ars Nova nesta festa literária, promovida pela Procult, eu procurei escolher um repertório que tivesse uma ligação com o tema. A gente tinha no repertório obras de compositores brasileiros que usavam poemas desses autores, então reunimos essas obras para celebrar a literatura e encerramos com um medley de músicas de Milton Nascimento em parceria com outros autores”, explica o maestro.
 
O grupo de dança folclórica Sarandeiros apresenta seu novo espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias, no dia 29 de março, quarta-feira, às 12h30, no auditório da Reitoria.  Com direção geral de Gustavo Côrtes, a apresentação reúne 18 coreografias que fazem referência aos últimos 25 anos de história do grupo, traduzidos em 6 espetáculos: Aquarela Brasileira (1997), O Profano e o Sagrado (1998), Memórias de Meio Milênio (2001), Dança, Brasil! (2003), Gerais de Minas (2005) e Quebranto (2008). As coreografias ganharam novos figurinos e encenações. “Acredito que o Sarandeiros se coloca como um elo de ligação entre a pesquisa acadêmica e o fazer artístico, que traduz de forma contundente o trabalho de extensão universitária do grupo na UFMG”, afirma o diretor. 
 
 
No dia 30 de março, quinta-feira, também às 12h30, no auditório da Reitoria, o Grupo Bambulha, da Escola de Música da UFMG, apresenta o show A Casa de Bambu, com um repertório autoral voltado para o público infantil, e também músicas da cultura popular brasileira e estrangeira. Por meio de canções e narrativas, com a utilização de objetos sonoros e cênicos, como lenços e fantoches, o espetáculo conta a história de um menino que mora em uma casa de bambu. As músicas incluem temas como pássaros, animais da floresta que gostam de cantar e improvisar, formigas, peixes, bichos-preguiça, além de um boneco que mora em um baú e uma cozinha onde tudo pode se transformar em música. O Grupo Bambulha é um projeto de extensão da UFMG voltado para performance musical com e para crianças. 
 

Mais de 40 editoras confirmadas

Além da programação cultural, a feira, realizada há 10 anos, reúne, nesta edição,  mais de 40 editoras brasileiras, oferecendo descontos a partir de 40% do preço de capa, inclusive em lançamentos. Participam da Feira do Livro UFMG as editoras: ABEU, Aletria, Autêntica, Bazar do Tempo, Boitempo, Companhia das Letras, DarkSide, Editora 34, Editus, EdUFSCar, Edusp, Elefante, Exitus, Expressão Popular, Fiocruz, Fósforo, Global, Gustavo Gili, HarperCollins Brasil, L&PM, Lote 42, Malê, Martin Claret, Mazza, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, PUC Minas, Quixote, Record, Relicário, Senac, Sesc, Todavia, Ubu, UEFS, UFABC, Editora UFMG, UFPR, Unesp, Unicamp e Vozes.
 
Mais informações e programação completa no site www.festadolivroufmg.com.
 
Serviço:
 
Festa do Livro UFMG 2023 
De 27 a 30 de março, das 9 às 21 horas
Praça de Serviços do Campus UFMG Pampulha
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte
 
Concerto Canto Literário
Ars Nova – Coral da UFMG
Data: 28 de março de 2023
Hora: 17h30
Local: Auditório da Reitoria (Campus UFMG Pampulha)
 
Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de história
Grupo Sarandeiros
Data: 29 de março de 2023
Hora: 12h30
Local: Auditório da Reitoria (Campus UFMG Pampulha)
 
A Casa de Bambu 
Grupo Bambulha
Data: 30 de março de 2023
Hora: 12h30
Local: Auditório da Reitoria (Campus UFMG Pampulha)
 
A edição universitária no Brasil 
Aula inaugural do curso de Edição da Faculdade de Letras da UFMG
Ministrada pela Diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)
Data: 29 de março de 2023
Hora: 19h
Local: Auditório Graciela Ravetti (Sala 1007) – Faculdade de Letras da UFMG
(Campus UFMG Pampulha)
 
Todos os eventos são gratuitos.
 
Você está aqui: Home