Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF
alt

Espaço do Conhecimento UFMG recebe Fátima Vieira, vice-reitora de cultura da Universidade do Porto

 
Na conferência, realizada no Dia Internacional da Mulher de 2023, a professora compartilhou sua experiência com a intensa atuação cultural da U. do Porto em âmbito nacional e internacional
 
 
A cultura é um registro da história e identidade de um povo. Investir em cultura significa preservar a memória de uma nação e promover a proteção do patrimônio histórico e cultural. No último dia 08 março, o Espaço do Conhecimento UFMG contou com a presença de acadêmicos, estudantes e profissionais interessados em cultura e educação, que participaram de uma conferência junto a Fátima Vieira,  vice-reitora de cultura da U. do Porto e professora catedrática da Faculdade de Letras. 
 
A Universidade do Porto, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior em Portugal, é reconhecida pela qualidade de seus programas acadêmicos e por sua forte atuação cultural, com a organização de festivais de música, exposições de arte, espetáculos de teatro e outras atividades que contribuem para a formação cultural e artística dos alunos. O incentivo à inovação é um, dentre diversos fatores, que conecta a atuação da Universidade Federal de Minas Gerais a Universidade do Porto (Portugal). 

alt
 
Fátima, ao longo de sua fala, destacou a importância da inclusão e da diversidade na cultura e na educação. A professora ressaltou que a Unidade de Cultura da U. do Porto tem um compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e com a valorização da diversidade cultural e étnica, sendo assim um “espaço agregador”. Nesse sentido, a universidade tem desenvolvido projetos e iniciativas que visam a promoção da inclusão e a valorização da diversidade, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
O sucesso do evento, que inaugurou o auditório multiuso localizado no primeiro andar do museu, demonstra a importância do tema e a relevância da atuação cultural das universidades. A conferência da profa. Fátima Vieira foi uma importante oportunidade para o compartilhamento de experiências e reflexão sobre o, destaque da cultura nos processos educacionais e formativos da sociedade.
 
No dia, Fátima Vieira e as equipes ligadas aos equipamentos culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFMG visitaram as exposições e os bastidores do Espaço do Conhecimento UFMG. 
Você está aqui: Home