Cultura UFMG

Abril Indígena: Espaço do Conhecimento UFMG se volta à reflexão e promoção do protagonismo de pessoa

Abril Indígena: Espaço do Conhecimento UFMG se volta à reflexão e promoção do protagonismo de pessoas indígenas

alt

Ao longo de todo o mês, serão realizadas oficinas, atividades educativas e visitas mediadas
 
 
A valorização da pluralidade étnica e cultural dos povos originários no Brasil tem impulsionado importantes mudanças na sociedade brasileira. Como um dos marcos desse movimento, temos a celebração e reflexão proposta pelo Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, que passou a substituir o antigo "Dia do Índio" a partir da Lei 14.402, promulgada em 08 de julho de 2022. O propósito central da mudança é evitar estereótipos e reforçar as identidades e a diversidade cultural desses povos.
 
A mostra Mundos Indígenas, do Espaço do Conhecimento UFMG, apresenta mundos que criam e envolvem existências humanas e outras, entendendo que o conhecimento desses mundos, bem como dos saberes tradicionais, é essencial para a construção de sociedades onde os diferentes grupos se relacionam, se respeitam e se complementam. A partir dessa proposta, o Espaço do Conhecimento UFMG integra  o Abril Indígena, da UFMG, com programação extensa que inclui visita mediada à exposição Mundos Indígenas, exibição de obras de Liça Pataxoop e Joseca Yanomami na Fachada Digital,  além de uma oficina de pintura corporal Ye'kwana com Marciane Rocha, artista do povo Ye’kwana, estudante indígena na UFMG e mediadora do museu.
 
 

Confira a programação completa:

 
Galeria Indígena na Fachada Digital:  Në ropë e Tehêys

01 a 30 de abril, de 18h30 às 22h30

Os desenhos de Joseca Yanomami e os Teheys de Liça Pataxoop, obras que integram a exposição Mundos Indígenas, são caminhos para acessar os diferentes modos de vida dos povos indígenas que coabitam nosso país. Essas obras são um exemplo de autoexpressão de artistas indígenas que, além de exporem suas sensibilidades próprias, são também pontes para as cosmovisões de seus povos. Ao longo do mês de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG exibirá os desenhos e as pinturas em sua Fachada Digital, propondo um diálogo entre a arte indígena e a cidade.

Público: Todos os públicos

Local:Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Sessão “Astronomia Indígena com Libras” no Planetário

01, 08, 15, 22 e 29 de abril (sábados), às 13h

Acessível na Língua Brasileira de Sinais, a sessão aborda a perspectiva dos povos tupis-guaranis sobre o céu. Elaborada pelo Núcleo de Astronomia do Espaço, a sessão traz narrativas que envolvem o Sol, a Lua, os pontos cardeais, as mudanças nas estações, o eclipse lunar e as constelações de Ema, Homem Velho, Veado e Anta.  

Duração: 15 min

Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos do Espaço do Conhecimento UFMG.
 
Local: Planetário  do Espaço do Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

alt
 
Visita Mediada à Exposição “Mundos Indígenas”
 
1º de abril (sábado - Acessível em Libras), às 14h e dias 09 e 30/04 (domingo), às 15h

A equipe de mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes para uma imersão na exposição ''Mundos Indígenas”, onde poderão conhecer os universos sensíveis e os diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco de povos originários brasileiros: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop. No dia 01/04, a atividade será mediada em português e na Língua Brasileira de Sinais pela intérprete do Espaço do Conhecimento UFMG. Já nos dias 09 e 30/04, a visita não contará com tradução em Libras. 

Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir de 05 anos.
Vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção serão liberados 2h antes da visita em questão)

Local: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Visita aos Mundos Indígenas: Në Ropë
 
2 de abril (domingo), às 15h
 
Nesta visita mediada, o público poderá conhecer o mundo dos Yanomami por meio do conceito Në Ropë, escolhido pelos curadores Davi Kopenawa e Joseca Yanomami para representar seu povo na exposição Mundos Indígenas. Na atividade, por meio de contações de histórias sobre os irmãos Omama e Yoasi e pela observação dos quadros pintados por Joseca Yanomami, vamos nos aproximar do Në Ropë e discutir as diferentes maneiras existentes de se relacionar com a terra.
 
Público: Todos os públicos
 
Vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir das 13h)

Local: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Oficina “Pintura Corporal Ye’kwana”
 
Quando: 08 de abril (sábado), às 15h 
 
Marciane Rocha, artesã Ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG, conduzirá uma sessão de pintura corporal utilizando os “carimbos” tradicionais Ye’kwana, com pintura de rosto, pernas e braços dos participantes da oficina com os padrões gráficos Ye’kwana. Durante a oficina, enquanto a artesã pinta os corpos dos participantes, serão narrados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä, que contam sobre o tempo das origens do mundo.

Público: Todos os públicos

Vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Local: 2° andar (Sala de Oficinas e Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Oficina “Desvendando as constelações Guarani”
 
22 de abril (sábado), às 15h 
 
Nesta contação de histórias sobre a astronomia do povo Guarani, serão abordados os nomes dados às suas constelações, o significado dessas representações e a relação do céu com o seu cotidiano. 

Vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)
 
Público: Todos os públicos
 
Local: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Visita Mediada aos Mundos Indígenas: O Grande Tempo das Àguas 
 
23 de abril (domingo), às 15h 
 
Por meio de uma visita à exposição “Mundos Indígenas”, os participantes conhecerão o conceito “O grande tempo das águas", proposto pelos curadores Kanatyo e Liça Pataxoop, da aldeia Muã Mimatxi, em Itapecerica, Minas Gerais. A aproximação deste conceito se dará por intermédio dos Tehêys, desenhos-narrativa, utilizados como material didático de ensino que compõem a instalação.
 
Vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)
 
Público: Todos os públicos
 
Local: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Oficina “Os Sorielisarb: Quem são os outros?”
 
29 de abril (sábado), às 15h 
 
Quem são os Sorielisarb? Quem são os outros do nosso povo? Qual povo é estranho a nós? Nesta atividade, o público irá conhecer os costumes e crenças de um grupo muito próximo de nós e, ao mesmo tempo, desconhecido. Os Sorielisarb estão entre os povos Caribe do braço direito do Amazonas e os do tronco tupi do Rio da Prata. Em grande número atualmente, se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani. Na oficina, os participantes refletirão sobre a alteridade e a diversidade dos povos indígenas no Brasil.
 
Vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)
 
Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos
 
Local: 2° andar (Sala de Oficinas e Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
 
Você está aqui: Home