Cultura UFMG

Circuito Cultural UFMG recebe grupos de percussão das APAEs na Semana de Saúde Mental

alt

Banda Boa, da APAE de Itabirito, se apresenta no projeto Quarta Doze e Trinta, dia 17, e a APAEtucada, de BH, no Ao Cair da Tarde, dia 18

Nesta semana, o Circuito Cultural UFMG se integra à programação da XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. Na quarta-feira, 17, às 12h30 o sambista Pirulito da Vila se apresenta com a Banda Boa da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itabirito-MG, no projeto Quarta Doze e Trinta, no Campus Pampulha. No dia seguinte, quinta-feira, 18, é a vez da APAEtucada, grupo de percussão da APAE-BH colocar o público para dançar no Ao Cair da Tarde, às 17h30, também na Praça de Serviços. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Procult - Pró-reitoria de Cultura da UFMG.

A Banda Boa é formada por alunos da Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira, da APAE de Itabirito, e foi fundada em 2009 pelo cantor e compositor Pirulito da Vila, que atua como professor voluntário de percussão na instituição. Pirulito, codinome de Gilmar de Jesus, já cantou ao lado de nomes como Arlindo Cruz, Bete Carvalho e Almir Guineto, e mantém o trabalho voluntário em paralelo com a atuação profissional. O objetivo da Banda Boa é inserir a música no dia a dia dos alunos por meio do ritmo. O trabalho do grupo impacta diretamente no comportamento, autoestima e interação dos integrantes. Além das apresentações em praças, eventos e escolas, os participantes da Banda Boa aprendem a construir e dar manutenção nos instrumentos.

O Bloco APAETUCADA foi criado em 2006, dentro do projeto Banda da Diversidade, com o objetivo de unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da Apae-BH e de todos aqueles que integram o Bloco. As atividades da APAEtucada são desenvolvidas na Oficina de Musicalização e Comunicação, espaço de lazer dos atendidos pela instituição e que tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, por meio do reconhecimento do seu potencial e da aceitação e valorização da diversidade. A Bateria APAETUCADA, é composta por jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, familiares e pessoas da comunidade e vai se apresentar completa, com 35 ritmistas, no Circuito Cultural UFMG, pela primeira vez após a pandemia.

XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Com o tema “Saúde Mental é democracia” a XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG será realizada de 15 a 19 de maio. O evento é uma promoção da Rede de Saúde Mental da UFMG e conta com a colaboração e parceria de representantes de movimentos sociais, usuários dos serviços públicos de saúde mental, Comissão Permanente de Saúde Mental  da UFMG e outras instâncias  internas e externas à comunidade acadêmica.

Com uma programação diversa, o evento convida o público a refletir coletivamente sobre transversalidade do tema, bem como a importância da promoção da agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos.

A XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG é realizada pela Comissão Permanente de Saúde Mental, Rede Saúde Mental, Universidade dos Direitos Humanos e pela Proex - Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Toda a programação é gratuita e está disponível no ufmg.br/semanasaudemental.

Circuito Cultural especial XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG
  • Quarta Doze e Trinta
Pirulito da Vila e Banda Boa - APAE Itabirito
17 de maio, às 12h30, na Praça de Serviços, Campus Pampulha.
  • Ao Cair da Tarde
Bateria APAETUCADA - APAE - BH
18 de maio, às 17h30, na Praça de Serviços, Campus Pampulha.
Apresentações gratuitas.
Você está aqui: Home