Cultura UFMG

ICA retoma o Intervalo Cultural com apresentação do grupo Coco Arretado

alt
ICA retoma o Intervalo Cultural com apresentação do grupo Coco Arretado

Evento será realizado no dia 30 de maio no gramado central
 
Os sons dos quilombos do sertão de Pernambuco vão ecoar pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG no dia 30 de maio, às 12h. O gramado central será o palco para a apresentação do grupo musical Coco Arretado. O evento marca a volta do Intervalo Cultural no ICA, projeto que integra o Circuito Cultural promovido pela Procult (Pró-reitoria de Cultura da UFMG).
 
O presidente da Comissão de Ações Culturais do ICA, professor Sidney Pereira, explicou sobre o retorno das atividades. “A ideia é de que na última terça-feira de cada mês, no gramado central do ICA, durante o horário do almoço sejam apresentadas para toda a comunidade, ações artístico-culturais em suas mais diversas expressões como: teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções. A programação é gratuita e o objetivo é levar para a comunidade expressões culturais plurais e diversificadas, valorizando a produção local e regional”, afirma.
 

Sobre o grupo Coco Arretado

O grupo Coco Arretado tem origem em Montes Claros. O nome vem do samba de coco, uma dança brasileira que nasceu em Pernambuco. O ritmo possui traços indígenas com influência africana dos quilombos. Conta-se que os negros cantavam durante o ritual de quebra do coco.
O músico Daniel Martins, integrante do grupo, explicou que o Coco Arretado segue as tendências do samba de coco. “Nós nos juntamos e passamos a tocar pandeiro, caixa, rabeca, abgê, atabaque, chocalhos e responder o coro do puxador. É um ritmo contagiante. ”
 

Serviço

Intervalo Cultural no ICA/UFMG
Grupo Coco Arretado
30 de maio, terça-feira, às 12h
Gramado central - ICA - UFMG
Montes Claros/MG

 
Apresentação gratuita
 
 
(Ana Cláudia Mendes/ Cedecom UFMG Montes Claros)
Você está aqui: Home