Cultura UFMG

alt

Escola de Ciência da Informação abre edital de intervenção em artes visuais na modalidade Grafite para alunos da UFMG

A iniciativa faz parte de um projeto de ocupação Artística e Cultural com o objetivo de representar os três cursos de graduação ofertados. Interessados podem se inscrever até o dia 22 de junho

A Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI) está com inscrições abertas para a seleção de projetos em artes visuais, no formato Grafite, para intervenções artísticas em espaços públicos da escola. A proposta é ocupar o prédio com obras que façam referência às áreas de conhecimento dos três cursos de graduação ofertados pela ECI: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Segundo o diretor da  escola, Eduardo Valadares, o objetivo é “fazer com que os espaços de convivência possam ser, também, possibilidades de expressão da comunidade acadêmica”. A previsão é que, até 2025, quando a ECI completa 75 anos, quatro painéis sejam pintados no prédio da escola. Eduardo Valadares destaca a colaboração da Procult (Pró Reitoria de Cultura), “na pessoa do pró-reitor, Fernando Mencarelli, na viabilização da bolsa e todo o conhecimento da Procult para de fato implementar e fazer acontecer essa proposta de intervenção artística”.

Podem se inscrever para o edital deste ano, artistas individuais devidamente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da UFMG. Os interessados precisam comprovar o desenvolvimento de ao menos um trabalho artístico em tapumes, paredes, painéis e afins, e apresentar um projeto de intervenção para uma área de aproximadamente 10 m².  O artista selecionado receberá um auxílio estudantil de até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

As propostas devem, obrigatoriamente, se relacionar com o tema “Questões Socialmente Vivas: Diversidade Étnica Brasileira”. “Pretendemos que esses grafites possam trazer temas pertinentes à sociedade, chamamos esses temas de ‘questões socialmente vivas’. Nós estamos em uma sociedade que ainda busca se afinar em vários aspectos, como, por exemplo, o combate ao racismo, à homolesbobitransfobia, à misogenia, que são temas pertinentes de debate, inclusive entres os três cursos. Por meio desse grafite, no queremos trazer esses temas para o debate mais amplo em uma narrativa visual”, explica Jezulino Braga, vice-diretor da ECI.

As inscrições vão até o dia 22 de junho e devem ser feitas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As propostas serão analisadas por uma comissão designada pela diretoria da ECI e o resultado está previsto para ser divulgado no início de julho. O edital completo com a lista de documentos, ficha de inscrição e demais informações está disponível no site eci.ufmg.br.

Edital Intervenção em Artes Visuais - Grafite - ECI-UFMG

Objetivo: selecionar projeto de Grafite a ser pintado em áreas comuns do prédio da ECI
Exclusivo para alunos de graduação ou pós graduação da UFMG
Edital disponível no site eci.ufmg.br