Cultura UFMG

right direction
  • PDF

Geraes Big Band é atração do Quarta Doze e Trinta desta semana

Banda da Escola de Música da UFMG apresenta um repertório de música brasileira no formato das big bands estadunidenses

Nesta quarta-feira, 7 de junho, o projeto Quarta Doze e Trinta/Circuito Cultural UFMG recebe a Geraes Big Band, às 12h30, na Praça de Serviços da universidade. Com mais de 20 anos de existência, a Geraes funciona como um espaço de pesquisa e trabalho sobre o repertório de Big Band para alunos e professores da Escola de Música da UFMG. A realização é da Pró-reitoria de Cultura da UFMG e a entrada é gratuita.

Atualmente sob a direção dos professores Rafael Martini e Pedro Mota, o grupo apresenta um concerto totalmente dedicado à música brasileira, a partir de uma leitura particular da clássica formação surgida nos anos 1920 nos Estados Unidos.

Segundo o professor Pedro Mota, o formato chegou ao Brasil nos anos 40, com grupos como como a Orquestra Tabajara, e segue até os dias atuais, adaptando-se à música brasileira em formações como a Orquestra Mantiqueira e a SpokFrevo Orquestra.

O professor adianta que, para a apresentação do Quarta Doze e Trinta, novos elementos serão adicionados à formação. “De um modo geral, as Big Bands são formadas por ‘famílias de instrumentos’. Então, dentro dos sopros,  nós temos o naipe de saxofones, trompetes e trombones, e temos também a chamada ‘cozinha’, que seriam os instrumentos de base: piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Porém, para essa apresentação, além desse grupo base, nós teremos o acréscimo de um quinteto vocal e de instrumentos que não são característicos das Big Bands, como violino e viola”.

Repertório

Já há alguns semestres, a Geraes Big Band tem se dedicado a uma intensa pesquisa sobre a diversidade da música brasileira, que parte do baião e do samba até sua herança africana. “Trabalhamos muito um repertório baseado nas claves de congado, de candomblé, então há um trabalho muito voltado para essa prática da música que representa o nosso perfil identitário”, conta Pedro Mota. No show do Circuito Cultural UFMG, estarão obras de compositores e arranjadores como Moacir Santos, Letieres Leite, Hermeto Paschoal, do próprio Rafael Martini, um dos diretores da Big Band.

Quarta Doze e Trinta
Geraes Big Band