Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt
Felipe Bedetti e Samaúma Quarteto se apresentam no Circuito Cultural UFMG

 
Cantautor mineiro traz o show Afluentes ao Quarta Doze e Trinta; e grupo formado na Escola de Música anima o Ao Cair da Tarde com sua mistura de jazz e música brasileira
 
A próxima edição do projeto Quarta Doze e Trinta, no dia 14 de junho, receberá o cantor e compositor mineiro Felipe Bedetti, que apresenta o show do álbum Afluentes, às 12h30, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha. No dia seguinte, quinta-feira, 15 de junho, também na Praça de Serviços, o Quarteto Samaúma esquenta o público do Ao Cair da Tarde, às 17h30. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).
 
Autodidata, Felipe Bedetti começou a tocar aos seis anos de idade. Aos oito fez sua primeira apresentação e aos treze começou a compor suas primeiras canções, inspiradas no clima interiorano de sua cidade natal, Abre Campo. Hoje, aos 22, o cantautor mineiro já está em seu segundo álbum solo, Afluentes, lançado no ano passado. O disco passeia por diversos ritmos do cancioneiro brasileiro - como choro, valsa, xote e música instrumental - e traz participações especiais de nomes como Toninho Horta e Tadeu Franco. No Quarta Doze e Trinta, Bedetti apresentará seu trabalho autoral, além de releituras do Clube da Esquina, Dori Caymmi e Tavinho Moura.

alt
 
Já o Quarteto Samaúma, atração do projeto Ao Cair da Tarde, propõe uma abordagem mais cosmopolita para a música brasileira, explorando o repertório nacional a partir da universalidade e do refinamento do jazz. O grupo formado por Bárbara Rodrigues nos vocais, Raíssa Uchoa no baixo, Ítalo Lima na guitarra e Rudney Carneiro, na bateria, foi fundado em 2022 na Escola de Música da UFMG e foi batizado em homenagem à árvore centenária de mesmo nome. 
 
O baterista Rudney Carneiro, idealizador do quarteto, considera que “a música brasileira é muito rica em melodia, ritmos e estilos e deve estar aberta para a abrangência mundial do groove do jazz. Acredito que isso contribui para a preservação e difusão do nosso patrimônio", aponta.
 

Serviço

 
Quarta Doze e Trinta
Show “Afluentes”
Felipe Bedetti
14 de junho, às 12h30
Praça de Serviços da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
 
Ao Cair da Tarde
Samaúma Quarteto
15 de junho, às 17h30
Praça de Serviços da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
 
Apresentações gratuitas.
 
Você está aqui: Home