Cultura UFMG

left direction
right direction

alt

IX Congresso Internacional sobre Culturas abre chamada para seleção de trabalhos

Encontro será realizado em novembro na UFMG, em formato híbrido. Submissão de trabalhos vai até o dia 20 de julho.

A Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais convidam a comunidade acadêmica para participar da IX edição do Congresso Internacional sobre Culturas, encontro que será realizado em formato híbrido entre os dias 6 e 10 de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadores e estudantes interessados poderão submeter resumos para análise até o dia 20 de julho, pelo site http://culturas.cc/congresso2023.

Com o tema Culturas: diálogos por uma democracia plural, o IX Congresso Internacional Sobre Culturas tem a proposta de discutir o papel das culturas na construção e consolidação de práticas democráticas que perpassem toda a sociedade e se contraponham aos autoritarismos em suas variadas formas. Pesquisadoras e pesquisadores das culturas, artes, patrimônio, filosofia, ciências sociais e humanas, das letras e áreas afins estão convidados(as) a contribuir com essa discussão.

A nona edição do Congresso Internacional Sobre Culturas é a primeira realizada pela recém criada Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult), que reúne universidades de língua portuguesa com o objetivo de compartilhar saberes, informações, experiências e ampliar os debates sobre culturas em países lusófonos. A InterCult foi oficializada em dezembro de 2022 com o objetivo de formalizar a articulação iniciada pela Universidade da Beira Interior e pela Universidade Federal da Bahia em 2013 e ampliada desde então por universidades integrantes da Rede Culturas. Além das 18 universidades parceiras, esta edição do congresso abre espaço, também, para participantes de outros países da América Latina, independentemente do idioma.

Instruções de submissão

Os pesquisadores(as) interessados(as) em participar dos Grupos de Trabalho (GTs) do IX Congresso Internacional Sobre Culturas devem enviar resumos de até 500 palavras por meio do formulário disponível no site. As propostas devem ser enviadas em português e cada participante poderá assinar até dois trabalhos, sendo um como autor e outro como coautor. O prazo para o envio dos resumos vai até 20 de julho e a notificação sobre os trabalhos aceitos será feita até o dia 1 de agosto.
Nos GTs podem ser apresentados resultados e investigações individuais ou em grupo de autores, estudos de caso, relatos de experiência e resultados de intervenção, atividade ou pesquisa técnica, relacionadas com o tema do congresso Culturas: diálogos por uma democracia plural. Ao todo, serão seis Grupos de Trabalhos: Culturas e Democracias; Diversidade Cultural; Culturas, Comunicação, Redes e Tecnologias; Culturas e Modos de Vida; Culturas, Artes e Saberes Populares; Culturas e Universidades. A descrição de cada GT, proposta de trabalho e campos de estudo relacionados estão na chamada de trabalhos disponível no site do evento.
Você está aqui: Home