Cultura UFMG

right direction
  • PDF

alt

Antonio Vieira e Seus Nascimentos apresenta Contemporaneidade no projeto Quarta Doze e Trinta

Projeto criado durante a pandemia lança visão sarcástica e bem humorada sobre os tempos atuais em forma de rock n’ roll

A banda Antonio Vieira e Seus Nascimentos é a atração da próxima edição do Quarta Doze e Trinta, no dia 23 de agosto, quarta-feira, às 12h30, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha da UFMG. A apresentação é gratuita e faz parte do Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

Antonio Vieira e seus Nascimentos é um projeto do cantor, compositor e multi instrumentista Max Nascimento, de Belo Horizonte, criado durante o período da pandemia com a proposta de “trazer inovação poética, lançando mão do bom e velho Rock and Roll”. Assim, as canções do álbum de estréia, “Contemporaneidade”, lançado em setembro de 2022, trazem uma reflexão inteligente, sarcástica e bem humorada do cenário brasileiro dos últimos anos, com a ascensão do conservadorismo, da extrema direita e de teorias da conspiração. O bom humor, aliás, já aparece logo no nome do grupo, que brinca com os sobrenomes de seu criador.

Na parte musical, “Contemporaneidade” se inspira no rock brasileiro dos anos 60 e 70, com uma sonoridade que remete às canções de Raul Seixas e a instrumentação rica e “circense” de bandas como Sá, Rodrix e Guarabyra e Mutantes. O álbum está disponível nas plataformas de música e a faixa título ganhou um irreverente videoclipe desenvolvido pelo artista plástico, cineasta e músico Jackson Abacatu, disponível no Youtube.

No show “Antonio Vieira e Seus Nascimentos Apresenta Contemporaneidade” do Quarta Doze e Trinta, o grupo vai se apresentar com a formação completa, com vozes, guitarra, teclado, bateria e metais, e promete levar todo o clima circense do álbum para a tenda da Praça de Serviços da UFMG.

Circuito Cultural UFMG

O projeto Quarta Doze e Trinta faz parte do Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult). O Circuito tem como objetivo principal promover a articulação, interação e  interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Procult, potencializando a integração das ações artístico culturais da UFMG. A programação gratuita, diversificada e de  qualidade, é apresentada em forma de circuito cultural em diversas unidades da Universidade.  A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a  comunidade artística e acadêmica. São realizadas apresentações, oficinas, cursos e mini‐cursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros. Diferentes  linguagens  artísticas  como  teatro,  dança,  música,  poesia,  performances  e  intervenções,  integram a comunidade acadêmica aos artistas e aos grupos diversos,  incluindo‐se dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Além do Quarta Doze e Trinta, fazem parte do Circuito Cultural UFMG, os projetos: Ao Cair da Tarde (no Campus Pampulha da UFMG), Quinta Cultural (no Campus Saúde da UFMG), Baixo Centro En[cena] (no Centro Cultural UFMG), Multiverso (no Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (no Conservatório UFMG), Intervalo Cultural (no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros) e Poente Cultural (no Campus Cultural UFMG em Tiradentes). Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Quarta Doze e Trinta
Antonio Vieira e Seus Nascimentos Apresenta Contemporaneidade