Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

alt

Circuito Cultural UFMG especial Novembro Negro aborda a ‘solidão da mulher negra’ em espetáculo de teatro documentário

 
Monólogo ‘Mesa Redonda’, do Coletivo 8it(e)nt4 foi apresentado no dia 29 no Quarta Doze e Trinta, no Campus Pampulha
 
 
No mês de novembro, o Circuito Cultural UFMG apresenta uma programação especial como parte do Novembro Negro UFMG. No dia 29, o projeto Quarta Doze e Trinta recebeu o espetáculo “Mesa Redonda”, do Coletivo 8it(e)nt4, às 12h30, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha. A apresentação é gratuita. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).
 
O espetáculo “Mesa Redonda” parte do texto “Vivendo de Amor”, da escritora feminista e antirracista, bell hooks, para criar um espetáculo em formato de debate, onde a atriz Alice Cabral propõe ao público refletir sobre a realidade vivida por muitas mulheres negras que sentem que não vivem e não viveram o "amor".
 
Em cena, a atriz assume sua identidade e traz a temática "Solidão da mulher negra" como discussão principal a reger o espetáculo. Sempre em primeira pessoa, coloca em jogo seus relatos e experiências. A crítica ao tradicionalismo branco relacionado a esse tema e que é imposto pela sociedade, busca repensar padrões de uma realidade quase inalcançável. Em meio a tantas perguntas e a uma trilha sonora autoral, o monólogo conta histórias vividas por ela e por tantas outras.
 
Mesa Redonda faz parte da pesquisa em teatro documentário do Coletivo 8it(e)nt4, grupo criado em 2016 pela atriz Alice Cabral, formada pelo Teatro Universitário da UFMG.
 
Serviço
 
Quarta Doze e Trinta - Novembro Negro UFMG
 
Mesa Redonda
Coletivo 8it(e)nt4 
Espetáculo teatral
 
29 de novembro, às 12h30
Praça de Serviços
Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
Apresentação gratuita.
Você está aqui: Home