Cultura UFMG

left direction
right direction
alt

Quarta Doze e Trinta apresenta Natal Brasileiro, concerto do Núcleo de Música Coral da UFMG

Apresentação encerra a programação deste ano do Circuito Cultural UFMG na próxima quarta-feira, 13 de dezembro

O projeto Quarta Doze e Trinta recebe na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, o concerto Natal Brasileiro, do Núcleo de Música Coral da Escola de Música da UFMG. A apresentação gratuita será às 12h30 na Praça de Serviços, no Campus Pampulha da UFMG. O evento encerra a programação de 2023 do Circuito Cultural UFMG, programa realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

Os concertos natalinos, sobretudo de música coral, são uma tradição de séculos, trazida ao Brasil por influência européia. Honrando essa tradição e adicionando um toque de brasilidade, as turmas de Prática de Repertório Coral prepararam o concerto Natal Brasileiro, que reúne canções temáticas e composições nacionais e internacionais, populares e eruditas, interpretadas pelos estudantes da Escola de Música da UFMG.

As turmas de Prática de Repertório Coral são formadas por alunos dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Educação Musical em Música, além de Musicoterapia, da Escola de Música da UFMG. O objetivo das disciplinas é, por meio da vivência coral, desenvolver os estudantes de música na prática coletiva através do instrumento vocal. “Com essas disciplinas, que são obrigatórias, conseguimos manter um coro grande, de 40, 50 cantores, dentro da escola de Música” explica o professor Arnon Oliveira, coordenador do Núcleo de Musica Coral.

“Nessa apresentação de final de ano, a gente traz músicas de filme, mpb e algumas canções de Natal. É um concerto, onde alunos da UFMG se apresentam para outros alunos da UFMG fazendo um fechamento do semestre. No repertório estarão canções como ‘Semente do Amanhã’, de Gonzaguinha, ‘All Star’, de Nando Reis, Can you feel the love tonight, de Elton John, do filme Rei Leão da Disney, clássicos eruditos e canções de natal”, adianta o professor.

Quarta Doze e Trinta
Natal Brasileiro - Concerto do Núcleo de Música Coral da UFMG
13 de dezembro, às 12h30
Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)